Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Comissões de Diversidade se reuniram nesta quinta (16) com membros da Diretoria do BNDES

Iniciativa de discutir a disparidade social no Banco partiu da AFBNDES e de benedenses que visam sair da invisibilidade e promover a inclusão na instituição

Além da diretora Helena Tenório (centro), participaram das discussões Leopoldo 
Orsini, Pauliane de Oliveira, Debora Ribeiro, Laura Vidon, Carlos Eduardo Camara, Isabel Zborowski, Rodrigo Parra, Antonio Ricardo Mesquita e Robson da Silva

VÍNCULO 1531 – Foi realizada nesta quinta-feira (16) reunião entres as comissões de PCDs e LGBTQIAPN+ da AFBNDES e membros da nova direção do BNDES. Estiveram presentes no encontro a diretora Helena Tenório, Leopoldo Orsini (Sup AGDP) e Laura Vidon (Chefe DEPARH), a coordenadora geral das comissões da AFBNDES, Pauliane Oliveira, a coordenadora e o subcoordenador da comissão PCD, Debora Ribeiro e Eduardo Câmara, e os integrantes Robson da Silva e Antônio Ricardo Mesquita, representando os genitores de PCDs. Da comissão LGBTQIAPN+, participaram a coordenadora Isabel Zborowski, Ana Paula Donato e Rodrigo Parra.

Na oportunidade, cada uma das comissões entregou uma carta na qual expõem suas questões e apresentam sugestões de ações visando maior equidade no BNDES. A intenção dos grupos é sair da invisibilidade e contribuir na implementação de ações que favoreçam a sua verdadeira inclusão no Banco.

Ainda não há data para nova reunião, mas essas comissões, que acharam positivo o encontro, esperam ser recebidas pelo presidente Aloizio Mercadante e a Diretoria do BNDES, como ocorreu com os grupos de mulheres e raça/etnia no início de janeiro.

“Foi muito gratificante perceber, neste encontro, um interesse legítimo da instituição em avançar nas discussões relacionadas à agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão, o que inclui a valorização da diversidade afetivo-sexual e de identidade de gênero. O encontro foi um primeiro passo para estabelecer este importante canal de comunicação”, disse Isabel Zborowski, coordenadora do grupo LGBTQIAPN+.

Antônio Ricardo Mesquita, um dos representantes dos genitores de PCDs, também se viu representado: “A reunião ocorrida em 14 de fevereiro é a demonstração clara de que a Alta Administração está atenta e comprometida com os temas Diversidade e Inclusão. Como um genitor de PCD, pude perceber convergência de interesses dos diversos grupos de afinidade existentes. Uma organização que enxerga a diversidade como parte da natureza humana, potencializa múltiplas visões para o desenvolvimento”.

Eduardo Camara, subcoordenador da comissão PCD, ressaltou que o diálogo sobre Inclusão é inédito no BNDES: “A oportunidade de as pessoas com deficiência conversarem diretamente com a Alta Administração sobre as suas necessidades específicas é inédita no Banco e nos traz a esperança de sair da invisibilidade, ter um ambiente mais inclusivo e poder desempenhar nossas funções de forma plena.”

Em 6 de janeiro o então futuro presidente Aloizio Mercadante e membros da sua futura diretoria receberam representantes do grupo de gênero e de raça/etnia para uma primeira conversa, na qual sinalizou a valorização da inclusão e diversidade em sua gestão. Em 31 de janeiro, integrantes da Comissão de Gênero e Diversidade da AFBNDES também se encontraram com a diretora Helena Tenório e seus assessores Leopoldo Orsini e Paulo Faveret.

Confira as cartas contendo propostas enviadas pelos grupos:

Comissão de Gênero e Diversidade da AFBNDES – 6 de janeiro de 2023

Comissão de Gênero e Diversidade da AFBNDES – 31 de janeiro de 2023

Comissão de PCDs – 16 de fevereiro de 2023

Comissão de LGBTQIAPN+ – 16 de fevereiro de 2023

Os planos e ações apresentados nos documentos acima são fruto de estudo inicial e os grupos podem sugerir alterações na esteira do diálogo que se abriu.

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×