Negociação 2020

Edição nº1407 – terça-feira, 8 de setembro de 2020

Investindo na retomada da negociação 

Contraf pede retorno da negociação após recusa da proposta do Banco na AGE do dia 1º de setembro e do protesto judicial acatado pelo TST. Comissão das Empresas diz que está à disposição para retomar conversas. Representação dos empregados estrutura contraposta

Após a Assembleia Geral Extraordinária da última terça-feira (1º de setembro) – que rejeitou por amplíssima maioria (ver quadro abaixo) a nova proposta apresentada pelo Banco, no dia 31/8, para o Acordo Coletivo de Trabalho de 2020, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) encaminhou ofício à administração do Sistema BNDES pedindo a retomada da negociação. 

Votação da AGE (01/09/2020) 

Total – 2.353 votos

Rejeição – 2022 (85,93%)

Aprovação – 316 (13,43%)

Abstenção – 15 (0,64%) 

Protesto judicial – O ofício foi enviado no dia 2 de setembro, mesma data em que foi conhecida a posição da presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, acatando o pedido da Contraf para que fosse mantida, por 30 dias, a data-base dos funcionários do Sistema BNDES. Com isso, a representação dos empregados ganhou tempo para negociar os termos do próximo ACT. 

Em sua decisão, a ministra entendeu que a Contraf, representando o corpo funcional benedense, “demonstrou a plausibilidade jurídica de sua alegação sobre os prejuízos à data-base da categoria, sobretudo diante da alegada dificuldade de concluir as negociações antes do termo final desta”. 

A ministra observou ainda que “as diversas notícias sobre as tratativas mantidas pelos sujeitos coletivos, os registros de assembleias dos trabalhadores e a proposta das empresas do sistema BNDES permitem a constatação de que os interessados estão desenvolvendo esforços para firmar acordo coletivo de trabalho. Além disso, considerando o estágio das negociações e a proximidade da data-base em 1º/9 /2020, resta evidenciada a necessidade do ajuizamento do presente protesto para a manutenção da data-base da categoria profissional envolvida”. 

Contraproposta – O Banco só respondeu à Confederação dos Bancários sobre o pedido de retomada da negociação no final da tarde de sexta-feira (4): “Acusamos o recebimento do referido Ofício e informamos que a Comissão de Negociação das Empresas do Sistema BNDES segue à disposição para receber a Comissão dos Empregados, bem como para prestar esclarecimentos adicionais acerca da proposta feita pela Administração na segunda-feira, 31/08”.

A Comissão dos Empregados, por sua vez, se prepara para voltar à mesa com a estruturação de uma contraproposta para o ACT 2020. Para a representação do corpo funcional, o que foi oferecido até agora pela administração é uma ofensiva à governança do BNDES, com ataques explícitos à associação de empregados e sua organização; à gestão participativa; e ao instituto da proteção contra a demissão arbitrária.

A negociação coletiva do BNDES é a única que ainda está acontecendo na categoria bancária, evolvendo trabalhadores de bancos públicos e privados. Na segunda feira, 31 de agosto, dia em que venceria a Convenção Coletiva de Trabalho de 2018, assembleias em todo o país encerraram o movimento, aprovando o que foi negociado na Mesa Fenaban, sem qualquer perda de direitos. A CCT 2020 foi assinada em 4 de setembro.
(leia mais aqui).

Área específica no site – Há, no site da AFBNDES, uma área dedicada às negociações coletivas no âmbito do Sistema BNDES, com boletins, pautas, acordos e documentos diversos desde 2004. O material relativo à Negociação de 2020 já está sendo postado.

 

Acontece

Comissão dos Empregados encaminhará ao Banco contraproposta para o ACT 2020

Acontece

Mobilização histórica no Sistema BNDES 

Movimento

Bancários: bom Acordo em conjuntura de pandemia, recessão, ameaça a direitos e desemprego

Movimento

A agenda do Faixa Livre: centenário da UFRJ, Petrobras, teto de gastos, eleições nos Estados Unidos, ataques à imprensa, desemprego

Institucional

“Marco legal do saneamento representa um retrocesso”, diz presidente da Federação de Sindicatos de Engenheiros

Institucional

UFRJ comemora Centenário

Opinião

Charge de Nelson Tucci

 
 
 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

PESQUISA

AF sorteia máquina de café Nespresso em pesquisa sobre a Pousada Itaipava   

Quem responder à pesquisa sobre os serviços e a infraestrutura da Pousada Clube Itaipava concorrerá a uma máquina de café Nespresso Essenza Mini C30. A AFBNDES sorteará três máquinas. “O ponto de vista do sócio é muito importante para o trabalho de reestruturação da unidade de lazer, que está em curso”, destaca o diretor Fábio Pais. O sorteio on-line acontecerá às 16h do dia 15 de setembro, com transmissão pelo canal da AFBNDES no YouTube, para quem responder à consulta até 23h59 de 13 de setembro 

O link para a pesquisa é o seguinte: https://pt.surveymonkey.

com/r/pesquisa

pousadaitaipava 

 

Retorno da Pousada – A reabertura da Pousada está prevista para a festa do Réveillon 2021. Todos os cuidados serão tomados para que a comemoração aconteça em segurança. As inscrições para o sorteio estarão abertas de 26 de outubro a 4 de novembro, no Atendimento da AFBNDES, pelo e-mail atendimento@

afbndes.org.br e também pelo WhatsApp (21) 99214-4870.  

O sorteio acontecerá no dia 6 de novembro, com a divulgação do resultado no dia 10, no site da AFBNDES. As reservas da primeira chamada serão efetuadas pelos mesmos canais das inscrições no período de 17 a 19 de novembro. Já a segunda chamada se dará de 25 a 27 de novembro. 

Em breve, a AF vai informar o valor do pacote da virada do ano. Mas, caso algum fato impeça a reabertura da Pousada nesta data, os associados serão avisados com antecedência.