Acontece

Edição nº1494 – sexta-feira, 27 de maio de 2022

Conferência Nacional dos Bancários terá participação de diretoras da AFBNDES

Evento será realizado de 10 a 12 de junho em São Paulo. Na semana passada, Pauliane Oliveira e Juliana Romeiro acompanharam Conferência Estadual da categoria

reprodução

A Conferência Estadual dos Bancários teve participação benedense

A vice-presidente da AFBNDES, Pauliane Oliveira, e a diretora responsável pela área jurídica da Associação, Juliana Romeiro, participaram, na semana passada, da Conferência Estadual dos Bancários, realizada em Campos dos Goytacazes, a convite do Sindicato dos Bancários do Rio. Pauliane participou presencialmente e Juliana de forma remota. Além de diretoras da AF, elas são representantes sindicais de base, eleitas em fevereiro último pelos colegas benedenses. “Foi uma experiência enriquecedora e importante para nossa aproximação com os colegas de outros bancos. Fazia muito tempo que não havia representante do BNDES no encontro e nossa presença foi muito bem recebida pelos demais participantes da conferência”, avaliou Pauliane.

Os bancários e bancárias aprovaram, na Conferência Estadual, as resoluções que serão encaminhadas para a 24ª Conferência Nacional da categoria, que será realizada de 10 a 12 de junho, em São Paulo. Foram eleitos também os delegados que participarão da atividade nacional, que definirá as estratégias de luta da categoria e as prioridades da campanha salarial de 2022. Já está confirmada a participação presencial de Pauliane na Conferência Nacional como delegada. “A participação da Juliana como convidada também está confirmada, porém ainda não foi definido se no presencial ou no remoto”, informa Pauliane.

Segundo o Seeb-Rio, entre os itens aprovados na Conferência Estadual estão questões como “garantia no emprego e o fim da política de demissões nos bancos; melhores condições de trabalho com o fim das metas desumanas que geram mais pressão e assédio moral nos locais de trabalho; garantias e direitos para os bancários que permanecem no teletrabalho; melhores condições de saúde, incluindo o apoio e assistência para os empregados que sofrem sequelas da Covid-19; aumento real de salário; valorização dos tíquetes refeição e alimentação, bem como da 13ª cesta, em função da disparada dos preços dos alimentos”. 

Congresso do BNDES – De acordo com a vice-presidente da AFBNDES, este ano será realizada nova edição do Congresso dos Funcionários do BNDES: “Estamos definindo a data e em breve divulgaremos aos empregados. Contamos com participação maciça, considerando que este ano a nossa Pauta de Reivindicações será definida no Congresso”. Segundo Pauliane, a atividade deverá acontecer no início de junho, “para que possamos dar início à negociação o mais rápido possível de forma a encerrá-la antes da nossa data-base, 1º de setembro, uma vez que não há mais a ultratividade dos acordos coletivos de trabalho”. Sem a ultratividade, resultado da reforma trabalhista de 2017, os acordos perdem a validade na data-base.

A AFBNDES defende uma aproximação ainda maior com o movimento bancário na negociação deste ano. “A ideia é fazer a negociação junto com os bancários, especialmente os empregados dos demais bancos públicos. Afinal, juntos somos mais fortes!”, conclui a vice-presidente da Associação.

Confira aqui como foi o Congresso do BNDES de 2021.

Consulta – Participe da Consulta para a Campanha Nacional dos Bancários em 2022. Sua participação é fundamental para definir a Pauta de Reivindicações e garantir conquistas para a categoria.

Acesse a consulta aqui.


Acontece

AFBNDES convoca AGE para deliberar sobre ação judicial sobre o PAS

Acontece

Banco passa questionário controverso sobre trabalho híbrido

Acontece

A complexidade da Petrobras no podcast da AFBNDES

Acontece

Beneficiários e dependentes do PAS podem se vacinar contra a gripe até 3 de junho

Opinião

Charge de Nelson Tucci

 
 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

ACONTECE

Comunicado aos associados inadimplentes

A AFBNDES solicita aos associados inadimplentes que regularizem suas pendências relativas a mensalidade social, plano de telefonia, apoio financeiro (empréstimo) e demais serviços/benefícios requeridos à entidade.

Contatos com o Setor de Atendimento podem ser feitos pelo chat bot: enviar mensagem para o WhatsApp (21) 99214-4870; escolher a opção 8 – “Outros Atendimentos” – e depois a opção 6 para falar com o/a atendente.

A Associação, que agora tem sede administrativa no S1 do Edserj, conta com a compreensão dos associados.