Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Comissão de LGBTQIAPN+

17 de maio – Dia Internacional de combate à Homofobia

 

 

Uma data para conscientizar a população em geral sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, bissexuais, transexuais e transgêneros.

 

Há 34 anos, em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID). Desde então, o termo “homossexualismo”, anteriormente empregado pela comunidade científica, passou a ser considerado inadequado, tendo sido substituído por “homossexualidade”. A adoção do sufixo “dade” (que remete a condição), ao invés do antigo sufíxo “ismo” (denotando doença ou algo que possa ser tratado), foi um importante passo para inibir a discriminação contra a população LGBTQIAPN+.

 

Desde então, a data é lembrada como o Dia Internacional Contra a LGBTfobia, o qual tem por objetivo promover ações de combate ao preconceito, violência e discriminação contra pessoas LGBTQIA+ e conscientizar sobre o respeito às diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, em prol da diversidade humana.

 

A página Diversidade LGBTQIAPN+ foi atualizada com mais informações sobre a data e algumas notícias relevantes (e tristes):  

 

De toda cor: Rito acelerado beneficia refugiados LGBTQIA+

 

De toda cor: 0,38% dos postos de trabalho no país são ocupados por pessoas trans, revela estudo

 

De toda cor: A cada 38 horas, uma pessoa LGBTQIA+ morre no Brasil

 

Convidamos todos para conhecerem a página do nosso grupo. E, aqueles que já a seguem, acompanhem suas atualizações e compartilhem com os colegas. 

 

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×