Comissão de LGBTQIAPN+
Dia do Orgulho Pansexual celebrado em 8 de dezembro
12 de dezembro de 2024 – A Comissão LGBTQIAPN+ apoiada pela AFBNDES lembra que em 8 de dezembro foi celebrado o Dia do Orgulho Pansexual. O termo pansexual é composto pelo prefixo pan-, que significa tudo, e a palavra sexualidade, que indica que as pessoas que se consideram pansexuais não restringem sua sexualidade ao gênero oposto (heterossexualidade), ao mesmo gênero (homossexualidade) ou gêneros binários, masculino e feminino (bissexualidade).
Pessoas pansexuais podem se referir a si mesmas como indiferentes a gênero, afirmando que gênero e sexo não são fatores determinantes em sua atração sexual ou romântica por outros.
Diferença entre pansexualidade e bissexualidade
Pansexualidade e bissexualidade são dois tipos de orientação sexual. Para não confundir, saibamos o que cada uma significa.
Os bissexuais também podem sentir atração independentemente do gênero, mas, em geral, o gênero e a identidade de gênero estão presentes nas relações. Já os pansexuais desprezam ou negam a influência do gênero nas relações.
Panansexual não é algo novo, mas está na moda novamente
O termo tende a entrar na consciência do público por meio de celebridades e a cantora pop Miley Cyrus é quem conquistou o título mais recentemente.
A estrela pop seguiu o exemplo de outras pessoas notáveis, que recentemente se tornaram pansexuais, incluindo a personalidade transgênero do YouTube Jazz Jennings e a legisladora texana Mary Gonzalez.
Os especialistas atribuem a popularidade crescente do termo, especialmente entre os ‘millennials’ e a Geração Z, à crescente aceitação da diversidade sexual e de gênero, bem como às normas de gênero neutras.
“É uma palavra ampla e isso ocorre porque as pessoas querem liberdade para se identificarem da maneira que quiserem, sem que ninguém as rotule”, diz Michael Aaron, psicoterapeuta e terapeuta sexual.
Já o personagem David Rose, interpretado pelo ator Dan Levy na série canadense de televisão Schitt’s Creek, usou o vinho como analogia para descrever o significado da pansexualidade para ele:
“Eu bebo vinho tinto, mas também bebo vinho branco e tenho tentado experimentar o rosé de vez em quando. Dois verões atrás, experimentei um Merlot que costumava ser Chardonnay, o que ficou um pouco complicado”, explica o personagem. “Eu gosto de vinho e não do rótulo, faz sentido?”
A bandeira que representa a pansexualidade foi criada no ano de 2010. Possui três cores que significam: Rosa: pessoas que se identificam no gênero feminino; Amarelo: pessoas não-binárias; Azul: pessoas que se identificam no gênero masculino.