Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Comunicado do presidente da AFBNDES sobre o PAS

Uma longa jornada parece estar chegando ao fim.

Acabamos de ser informados que a Diretoria do BNDES decidiu, na ROD de hoje (5), encaminhar para o Conselho de Administração uma proposta que vai na seguinte direção:

1. Criação de um novo Plano de Saúde, com ingresso por adesão voluntária dos participantes e compartilhamento de custeio na forma de mensalidade e coparticipação. O referido plano contará com estímulos para a adesão.

O atual Plano de Assistência e Saúde (PAS) do Sistema BNDES continuará vigente.

1. Haverá a concessão retroativa do reajuste dos bancários a 1º de setembro de 2023 (4,58%, INPC de set/ 2022 a ago/2023, mais 0,5%).

Importante registrar:

Esta proposta ainda precisa ser apreciada pelo Conselho de Administração do Banco e pela SEST para ser aprovada.

Em agosto de 2022, começamos a negociar o Acordo Coletivo de Trabalho 2022-2024. O que estava na mesa era a seguinte barganha: ou vocês aceitam assumir o custeio do PAS (introdução de coparticipação e mensalidade) ou não recebem o reajuste salarial negociado pelos bancários em campanha nacional.

A primeira vitória contra essa estratégia foi a aprovação do ACT 2022-2024, garantindo o reajuste dos bancários de 8% em 2022 e condicionando o reajuste de 2023 a um acordo entre a futura/atual administração e os empregados sobre ajustes no PAS.

Como esperávamos, a nova administração precisaria de tempo para se familiarizar com o problema e teria que enfrentar uma pressão armada em Brasília, no governo anterior, contra o BNDES.

O processo de estudos sobre o Plano de Saúde no GT gerou alternativas de como responder à pressão por ajuste no PAS vinda dos órgãos de controle. Em todas elas ficou presente o respeito ao direito adquirido a um Plano de Saúde de qualidade como o atual.

Atravessamos um processo duro de negociação para alcançar uma solução consensada que nos garantiu a integralidade dos reajustes salariais da categoria e a manutenção do direito adquirido a um Plano de Saúde de qualidade e sem ônus. Como defendemos desde o princípio (mesmo diante de uma administração hostil aos interesses dos empregados), o debate franco de ideias, o diálogo, a negociação verdadeira, sempre será o melhor caminho.

A unidade dos benedenses é a base da nossa força!

Associação dos
Funcionários do BNDES