Reunião da Área de Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional com as Associações de Funcionários ficou marcada para 2 de junho
O superintendente da APEC, Rodrigo de Aquino, respondeu no dia 13 de maio carta enviada pela AFBNDES, em 10 de maio, solicitando a marcação de reunião para tratar da negociação do Acordo de Participação nos Lucros ou Resultados de 2021 e do quadro de avisos enviado pela administração, em 31/03/2021, envolvendo mudanças no programa de PLR do Sistema BNDES.
Na carta, o sup/APEC informou que até aquela data não houve manifestação da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – SEST sobre a proposta para o Programa de Participação nos Lucros ou Resultados destinados aos empregados do Banco – PLR 2021. “Nesse sentido, como inclusive destacado na correspondência encaminhada, entendemos que não é possível o início das negociações, uma vez que as bases para as discussões ainda não foram definidas”.
Também é informado, pelo superintendente, que o quadro de avisos do dia 31/03/2021 teve por objetivo “dar total transparência aos empregados sobre a proposta aprovada pelo Conselho de Administração do BNDES, além de possibilitar o conhecimento dos indicadores e metas ainda no primeiro trimestre do ano corrente”.
Segundo Aquino, a APEC está “sempre à disposição para receber as sugestões e considerações das Associações sobre os temas que envolvem os empregados do Banco”, disponibilizando o dia 2 de junho para a reunião solicitada – data que foi aceita de pronto pela AFBNDES e demais Associações de Funcionários do Sistema BNDES no sentido do aprofundamento do tema.
O sup/APEC finalizou a correspondência se comprometendo a iniciar as rodadas de negociação do Acordo de PLR 2021 tão logo ocorra o retorno da SEST.
Calendário de discussões da PLR 2021
Na carta da AFBNDES, de 10/5, é lembrado que o Acordo de Participação nos Lucros e/ou Resultados de 2020 foi aprovado em 22 de dezembro do ano passado, após o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho. No dia da votação, a Comissão dos Empregados divulgou comunicado pleiteando à diretoria e à superintendência da APEC que fosse organizado um calendário de discussões sobre a PLR de 2021, de forma que todas as questões relacionadas ao tema pudessem ser debatidas de forma adequada, como exige um programa estratégico para as Empresas do Sistema BNDES e fundamental para o corpo funcional benedense (VÍNCULO 1422, de 23/12/2021).
O que se buscava era evitar o retardamento da negociação do Acordo da PLR de 2021, dado o prejuízo que isso acarretaria aos propósitos do programa. Assim, a negociação de 2021 deveria ser antecipada, na medida do possível, de maneira a propiciar um debate transparente e democrático envolvendo todos os empregados do Sistema BNDES.