VÍNCULO 1585 – A professora, economista, escritora e matemática Maria da Conceição Tavares foi homenageada pelo BNDES durante o evento “Mulheres em Ação: Transformando Realidades, Desenvolvendo o Brasil”, realizado em 12 de março, no Teatro do Banco, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8. O evento completo está disponível no YouTube do BNDES.
Maria Conceição Tavares é considerada a mais brilhante economista brasileira. Ainda estudante de economia, em 1958, ingressou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), fazendo um estudo matemático sobre a distribuição de renda no Brasil. Foi professora de várias gerações de economistas, no IE/UFRJ e na UNICAMP. Ficou conhecida pela forma apaixonada e veemente com que defende suas ideias e ataca a pobreza e a exclusão. Em 1994, foi eleita para a Câmara dos Deputados, pela legenda do PT/RJ, com uma expressiva votação.
A idade avançada impediu Conceição de participar do evento, em que foi representada pela professora e amiga Hildete Hermes de Araújo, que lembrou que a homenageada figura entre quatro únicas mulheres em lista que reúne os cem economistas heterodoxos mais importantes do mundo.
Em vídeo publicado no Instagram do BNDES, Hildete definiu a amiga: “Maria da Conceição Tavares é uma testemunha lúcida e independente do seu tempo. Conceição fez nome em duas áreas em que as mulheres têm muita dificuldade para abrir brechas: na política e na economia. Ela é seguramente, ainda hoje, a maior economista da América Latina. Consagrada pelas coisas que escreveu, e pela vida que viveu, ela era, como dizia, a professora da bancada do Partido dos Trabalhadores”.
Durante o evento de terça-feira, foram exibidas cenas do documentário “Livre Pensar” (2019), do cineasta José Mariani, que também esteve presente na homenagem. O documentário está disponível no Canal Curta!, da Globoplay, e na Prime Vídeo, reunindo fotos, vídeos, arquivos e diversos depoimentos, apresentando a rica biografia de Conceição.
Após a exibição, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, contou sua experiência pessoal na preparação de uma das teses da economista e falou sobre as contribuições de Conceição para o debate econômico do país, com ensaios sobre o auge e o declínio do processo de substituição de importações no Brasil, bem como sobre estagnação econômica e crescimento brasileiro a partir de movimentos cíclicos.
“Ela foi muito importante para minha geração, para a luta pela democracia, para a discussão de um projeto nacional de desenvolvimento. Ela sempre foi um exemplo em várias dimensões. Então para mim é uma emoção e uma honra estar aqui fazendo esse evento no BNDES, que foi uma casa que ela entrou em 1958. Ela tem tudo a ver com a história do Banco. Foi aqui que ela se formou. A Conceição era, acima de tudo, uma intelectual. Orgânica, como ela gostava que fosse reconhecida. O que me chamou sempre a atenção foi sua integridade intelectual. Ela sempre foi muito coerente com as coisas que verdadeiramente acredita”, afirmou.
Mercadante recebeu das mãos de Hildete Hermes de Araújo um exemplar do livro “Maria da Conceição Tavares: Vida, ideias, teorias e políticas”, publicado em 2019 pelo Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento e pela Fundação Perseu Abramo. A coletânea reúne uma seleção dos principais textos da professora escritos ao longo dos últimos 50 anos. O livro, organizado por Hildete, está disponível em PDF. Para acessar, clique aqui.
A professora, portuguesa de nascença e brasileira de alma, chegou ao Brasil em fevereiro de 1954. É mãe de dois filhos e tem dois netos. Hoje, vive na serra fluminense e completa 94 anos no próximo dia 24 de abril.
Em junho de 1992, a professora Maria da Conceição Tavares participou de evento sobre conjuntura política, econômica e social promovido pela AFBNDES. (foto acima, de Paulo Rodrigues)
► Leia mais…
Durante o evento que homenageou Maria da Conceição Tavares, a AFBNDES lançou vídeo em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Confira aqui.