VÍNCULO 1563 – A campanha do Outubro Rosa está no foco da FAPES. O câncer de mama afeta milhares de mulheres no Brasil e em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), este ano mais de 73 mil brasileiras serão diagnosticadas com a doenç,a que representa aproximadamente 20% de todos os tipos de câncer em mulheres.
A campanha tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade causada pela doença. Atualmente, com o olhar integral para as mulheres, também é realizada a conscientização para prevenção do câncer de colo uterino.
Na FAPES, mais de 50% das beneficiárias com indicação de realizarem mamografia estão com seu exame em dia. Porém, somente 44% delas realizaram o exame de Papanicolau.
Como prevenir o câncer de mama?
A prevenção é a chave para reduzir os fatores de risco da doença. Manter um peso saudável, ser fisicamente ativa e evitar o consumo de álcool são alguns cuidados importantes. Em caso de terapia hormonal, a mesma deve ser supervisionada por um médico e realizada pelo menor tempo possível. A amamentação também é uma prática saudável para prevenir o câncer de mama.
A mamografia é um exame simples, com poucos riscos e que pode ajudar a encontrar o câncer em seu início, favorecendo assim o tratamento. Consultas regulares com seu médico também são fundamentais.
O que é o câncer de colo uterino e como prevenir
O câncer do colo do útero é causado por infecção sexualmente adquirida com certos tipos de papilomavirus humano (HPV), sendo os tipos 16 e 18 aqueles relacionados a 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas.
A prevenção da doença inclui a prevenção primária, que se baseia na vacinação contra o HPV e a prevenção secundária, composta por avaliação, identificação e tratamento de lesões pré-cancerosas. A vacinação e o exame preventivo (Papanicolau) também se complementam como ações de prevenção deste câncer.
Mesmo as mulheres vacinadas, ao alcançarem a idade preconizada (a partir dos 25 anos), devem fazer o exame preventivo periodicamente, pois a vacina não protege contra todos os tipos do HPV implicados. A doença é silenciosa em seu início, e sinais como sangramento vaginal, corrimento e dor só aparecem nas fases avançadas.
Em caso de dúvida, entre em contato com seu/sua Enfermeiro(a) de Família via Central de Atendimento FAPES, pelo telefone (21) 3820-5454 (digitando, na sequência, as opções 2, 1 e 2).