A Comissão de Diversidade Regional da AFBNDES, incorporada às iniciativas da entidade no sentido de estimular a cultura da diversidade, equidade e inclusão no Sistema BNDES, encaminhou carta ao presidente Aloizio Mercadante e à diretora Helena Tenório no dia 9 de outubro. Na última quarta-feira (6), a diretora recebeu um grupo de empregados que integram a Comissão de Diversidade Regional (Luis Coelho, Aníbal Costa e Thais Freire) num encontro bem produtivo. A vice-presidente da Associação e coordenadora da Comissão de Inclusão e Valorização da Diversidade da AFBNDES, Pauliane Oliveira, também participou da reunião. Helena demonstrou sensibilidade e receptividade à questão e se comprometeu a avaliar a possibilidade de sua inclusão no projeto estratégico corporativo de diversidade e inclusão do BNDES.
Pleitos do Norte e Nordeste
“Encorajados pela sensibilidade de V.Sas. quanto à inclusão da diversidade e ao resgate de dívidas históricas que relegaram certos grupos sociais a uma situação de desvantagem ou precariedade na realização de seus plenos potenciais, e cientes do compromisso da Diretoria atual em fazer desta Casa um exemplo de posicionamento institucional afirmativo, nós, funcionários do Norte e Nordeste, gostaríamos de reforçar a necessidade premente de se trabalhar a inclusão e a tolerância regionais no BNDES”, ressaltam os empregados na carta.
“Escrevemos para expressar nossa preocupação com as históricas lacunas de representatividade das diferentes regiões do país dentro do Banco, e com os reflexos que esta sub-representatividade possa ter gerado e continuar gerando na atuação da Instituição e, por consequência, no desenvolvimento de longo prazo do Brasil. Entendemos ser de extrema importância, para o bem do país, que sua riquíssima diversidade regional seja prestigiada, valorizada e estimulada dentro de uma instituição tão central para o desenvolvimento nacional como o BNDES”, complementam.
► Em 23 de junho de 2023, Thais Freire escreveu artigo no VÍNCULO – “Um conto num aniversário, por uma retirante paraense” – ao completar 20 anos de BNDES e de Rio de Janeiro. Vale a leitura.