Com o objetivo de informar ao corpo funcional o andamento da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho de 2022/2024 e comentar o Comunicado divulgado ontem (8) pela Administração do BNDES, a Comissão de Negociação dos Empregados realizará na segunda-feira (12), às 13h, uma reunião virtual por meio da plataforma Zoom. Na ocasião, também serão debatidas estratégias de mobilização.
Para entrar na reunião Zoom:
https://zoom.us/j/93882847477?pwd=Qjl4QmY0V3RHNDJVMFVtVzBDd0dCQT09
ID da reunião: 938 8284 7477
Senha de acesso: 969883
Como todos foram informados, a Administração do BNDES informou ontem (8) aos empregados que, por não haver “convergência” sobre a proposta de compartilhamento do custeio das despesas do Plano de Assistência à Saúde, entendeu ser adequada a mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em busca de uma “solução negociada”. O pedido de mediação foi protocolado ontem mesmo. A Administração também reiterou “o compromisso, apresentado na mesa e a ser formalizado junto ao TST, de que os atuais efeitos do ACT 2020-2022 estarão mantidos, enquanto perdurar a mediação”.
Hoje, pela manhã, a Comissão dos Empregados publicou comunicado com sua posição a respeito do andamento da negociação. Confira:
“A Comissão de Negociação dos Empregados do Sistema BNDES convoca live para segunda-feira (12), às 13h, com o objetivo de informar ao corpo funcional o andamento da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho de 2022/2024 e comentar o Comunicado divulgado ontem (8) pela Administração. Também serão debatidas estratégias de mobilização.
Como todos já sabem, a Administração do BNDES desistiu de negociar em Mesa o ACT 2022 e informou, na rodada de negociação realizada ontem, que solicitaria, sem esgotar a questão internamente, a abertura de mediação para tratar do tema junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) – o que foi feito.
Infelizmente, como informamos em nosso último Comunicado, a Administração reluta em caminhar no sentido do entendimento em Mesa. E, por não acreditar nos seus próprios argumentos ou porque lhes faltem dados robustos para justificá-los em Grupo de Trabalho Paritário e Específico (reivindicação da Comissão dos Empregados) para tratar das propostas de mudanças no Plano de Assistência à Saúde (PAS), parte para a mediação judicial.
Em seu Comunicado, como negociado com a representação dos empregados, a Administração reiterou seu compromisso com a manutenção das condições do ACT 2020/2022 enquanto persistir a negociação do novo Acordo Coletivo.
Durante as últimas rodadas, a Comissão dos Empregados tem insistido no diálogo, mas sempre levando em conta o resultado das assembleias dos ativos e dos aposentados, que deliberaram, quase que de forma unânime, pela rejeição à discussão sobre alterações no Plano de Saúde no âmbito do ACT 2022/2024.
Contrária ao caminho da força e do constrangimento, a representação dos empregados tem insistido no debate qualificado a respeito do assunto, o que seria possível com a constituição do GT.
A Administração do BNDES, por fim, segue em seu moto-contínuo, arrastando a negociação com questão estranha ao ACT. Enquanto isso, a Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários e os acordos específicos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, entre outros bancos públicos, já são página virada.
Há muita coisa em jogo – questões sensíveis, complexas e com risco de perda de direitos. Precisamos estar juntos em nossas avaliações e na tomada de posições.
Todos à live de segunda-feira, às 13h!”