Iniciativa de discutir a disparidade social no Banco partiu da AFBNDES e de benedenses que visam sair da invisibilidade e promover a inclusão na instituição
VÍNCULO 1531 – Foi realizada nesta quinta-feira (16) reunião entres as comissões de PCDs e LGBTQIAPN+ da AFBNDES e membros da nova direção do BNDES. Estiveram presentes no encontro a diretora Helena Tenório, Leopoldo Orsini (Sup AGDP) e Laura Vidon (Chefe DEPARH), a coordenadora geral das comissões da AFBNDES, Pauliane Oliveira, a coordenadora e o subcoordenador da comissão PCD, Debora Ribeiro e Eduardo Câmara, e os integrantes Robson da Silva e Antônio Ricardo Mesquita, representando os genitores de PCDs. Da comissão LGBTQIAPN+, participaram a coordenadora Isabel Zborowski, Ana Paula Donato e Rodrigo Parra.
Na oportunidade, cada uma das comissões entregou uma carta na qual expõem suas questões e apresentam sugestões de ações visando maior equidade no BNDES. A intenção dos grupos é sair da invisibilidade e contribuir na implementação de ações que favoreçam a sua verdadeira inclusão no Banco.
Ainda não há data para nova reunião, mas essas comissões, que acharam positivo o encontro, esperam ser recebidas pelo presidente Aloizio Mercadante e a Diretoria do BNDES, como ocorreu com os grupos de mulheres e raça/etnia no início de janeiro.
“Foi muito gratificante perceber, neste encontro, um interesse legítimo da instituição em avançar nas discussões relacionadas à agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão, o que inclui a valorização da diversidade afetivo-sexual e de identidade de gênero. O encontro foi um primeiro passo para estabelecer este importante canal de comunicação”, disse Isabel Zborowski, coordenadora do grupo LGBTQIAPN+.
Antônio Ricardo Mesquita, um dos representantes dos genitores de PCDs, também se viu representado: “A reunião ocorrida em 14 de fevereiro é a demonstração clara de que a Alta Administração está atenta e comprometida com os temas Diversidade e Inclusão. Como um genitor de PCD, pude perceber convergência de interesses dos diversos grupos de afinidade existentes. Uma organização que enxerga a diversidade como parte da natureza humana, potencializa múltiplas visões para o desenvolvimento”.
Eduardo Camara, subcoordenador da comissão PCD, ressaltou que o diálogo sobre Inclusão é inédito no BNDES: “A oportunidade de as pessoas com deficiência conversarem diretamente com a Alta Administração sobre as suas necessidades específicas é inédita no Banco e nos traz a esperança de sair da invisibilidade, ter um ambiente mais inclusivo e poder desempenhar nossas funções de forma plena.”
Em 6 de janeiro o então futuro presidente Aloizio Mercadante e membros da sua futura diretoria receberam representantes do grupo de gênero e de raça/etnia para uma primeira conversa, na qual sinalizou a valorização da inclusão e diversidade em sua gestão. Em 31 de janeiro, integrantes da Comissão de Gênero e Diversidade da AFBNDES também se encontraram com a diretora Helena Tenório e seus assessores Leopoldo Orsini e Paulo Faveret.
Confira as cartas contendo propostas enviadas pelos grupos:
Comissão de Gênero e Diversidade da AFBNDES – 6 de janeiro de 2023
Comissão de Gênero e Diversidade da AFBNDES – 31 de janeiro de 2023
Comissão de PCDs – 16 de fevereiro de 2023
Comissão de LGBTQIAPN+ – 16 de fevereiro de 2023
Os planos e ações apresentados nos documentos acima são fruto de estudo inicial e os grupos podem sugerir alterações na esteira do diálogo que se abriu.