VÍNCULO 1587 – Estruturado pela Comissão de Mulheres da AFBNDES, o evento “Redes de Mulheres: estratégias para fortalecer a equidade de gênero” ocorreu de forma remota na tarde da última segunda-feira (25). “A ideia era fechar com chave de ouro o Mês das Mulheres, se somando ao evento institucional “Mulheres em Ação: Transformando Realidades, Desenvolvendo o Brasil”, realizado pelo Banco no dia 12 de março”, destaca Mariana Timotheo, integrante da comissão organizadora. “A convocação se deu através de boca a boca e da Comunidade Benedensas”, complementa Mariana.
A comunidade existe há mais de um ano, com participação facultada a qualquer empregada do Banco, bastando solicitar o link a alguém que já faça parte do grupo. “Temos uma quantidade expressiva de componentes, mas quanto mais mulheres, mais legitimidade. Portanto, que venham mais Benendensas!”, convoca Mariana.
Fortalecendo a equidade de gênero – Com duração de pouco mais de uma hora, o encontro “Redes de Mulheres: estratégias para fortalecer a equidade de gênero” começou com uma atividade de check-in em pequenos grupos, com o objetivo de gerar proximidade e entrosamento entre as colaboradoras. Na sequência, a palestrante Marina Marinho as conduziu através das seguintes temáticas: (1) o papel das relações, a criação e o fortalecimento de rede/comunidade por meio do design de conexões; (2) o papel das mulheres, interseccionalidade de gênero e raça, estereótipos de liderança, carga mental feminina, desigualdade de gênero na economia do cuidado e no serviço público federal; e (3) o papel das instituições, gestão de D&I e estratégias para aumentar a participação das mulheres, inclusive na gestão.
Marina Marinho é graduada em Letras e pós-graduada em Desenvolvimento e Políticas Públicas. Possui especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça e formação em Design de Conexões. É servidora federal da Carreira de Analista Técnica de Políticas Sociais e atualmente compõe o time fixo do LA-BORA! gov, o laboratório de Gestão Inovadora do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O propósito do laboratório é apoiar e inspirar pessoas e órgãos a inovar e melhorar a experiência das servidoras e servidores para gerar valor público.
Segundo Mariana Timotheo, a vivência foi avaliada de forma muito positiva pelas participantes, já inspirou uma agenda de rodas de conversa entre as benedensas e rendeu demandas por outras ações do LA-BORA! gov no BNDES.
A Comissão de Mulheres reúne-se regularmente para debater e encaminhar questões relacionadas à pauta de gênero no BNDES e está aberta para receber novas integrantes.