Comunicado da AFBNDES
VÍNCULO 1593 – Os empregados do BNDES foram surpreendidos pela publicação dos normativos de um Novo Plano de Cargos e Salários (NPCS) dirigido aos futuros aprovados no próximo concurso público para o Banco sem a previsão de cargos de Nível Médio. Isto significa que depois de um intervalo de mais de 10 anos, o BNDES abrirá finalmente uma nova seleção pública, e esse concurso não contemplará vagas para o segmento de NM!
A forma como veio à tona tal informação, sem nenhuma discussão prévia, acabou por gerar especulações negativas principalmente junto aos funcionários do Nível Médio. Será que a Administração acredita que o Nível Médio não é mais necessário para o funcionamento do BNDES? Será que a Administração está bem informada sobre o papel que efetivamente esse segmento desempenha no Banco?
A verdade é que tal notícia foi apenas a gota d’água em um quadro de insatisfação já antigo entre os funcionários do segmento. Há um sentimento muito difundido nesse grupo de que a instituição subaproveita os talentos disponíveis, de que a carreira não é devidamente valorizada – e que por conta disso e de muita desinformação, há muitas vezes preconceito e discriminação em relação aos colegas NM.
Como já noticiado no VÍNCULO, a AFBNDES, quando teve notícia dessa insatisfação por relatos individuais, procurou a Administração no início de abril para fazer uma discussão sobre o tema da carreira do Nível Médio do PECS [o primeiro colega que nos alertou para a questão foi Victor Moreto Silva Tavares] e explorar possíveis caminhos de avanço. Em 10 de abril, o colega Carlos Frederico Siqueira de Azevedo entrou em contato com a Diretoria da AFBNDES pedindo uma reunião urgente a ser realizada naquele mesmo dia. O pedido foi prontamente atendido e uma ampla convocatória foi feita pelo próprio colega que solicitou o encontro. Mais de 30 empregados comparecem à reunião, quando foi traçada uma estratégia de ação.
Decidimos que deveríamos procurar uma interlocução com a Administração a respeito do tema. Entendemos que a questão do concurso público deveria ser tratada, mas que a prioridade era fazer um debate centrado na valorização da carreira de NM e que deveríamos tratar também de questão associada, relacionada a “desvio de função”.
Combinamos a seguinte estratégia: um “subgrupo dos 30 empregados” trabalharia em contato próximo com a Diretoria da AFBNDES e com esses colegas realizaríamos uma reunião com o escritório de advocacia que assessora a Associação. O escritório já tinha realizado um trabalho de investigação da jurisprudência sobre o tema do desvio de função, que seria apresentado aos integrantes desse subgrupo. Em seguida, pediríamos uma reunião com a diretora de Recursos Humanos do BNDES. Depois dessa reunião, de primeiro contato, convocaríamos uma Plenária com os empregados do NM para informar a situação, e deliberar com todos os colegas, de forma ampla e transparente, o que foi obtido até então e decidir os desdobramentos da luta.
A estratégia, decidida coletivamente, foi implementada e como noticiado no VÍNCULO, em 02/05/2024, a reunião com a diretora de RH e sua equipe foi realizada e bem-sucedida. A Diretoria do Banco aprovou a criação de um grupo de trabalho com até cinco representantes dos empregados para tratar do tema da valorização da carreira de NM do PECS. Primeira iniciativa em muito tempo que aponta para um possível avanço na situação do Nível Médio no Banco.
A Diretoria da AFBNDES, embora tenha discricionariedade para escolher até 5 representantes, em consenso com o grupo inicial de funcionários adotou o seguinte procedimento para a nomeação dos integrantes do grupo de trabalho. Um dos membros é da direção da AFBNDES e os outros quatro serão necessariamente do Nível Médio. Assim, dois desses quatro integrantes serão apontados pela Diretoria da AF e dois serão eleitos pela Plenária que ocorrerá na segunda-feira (13), às 11h, no Auditório Reginaldo Treiger (S1 do Edserj). O encontro será híbrido, com a utilização da plataforma Zoom, e até o seu final deverão ser apontados os candidatos que serão eleitos eletronicamente ao fim do mesmo dia.
Vamos aproveitar a reunião para revitalizar a Comissão de Valorização da Carreira de Nível Médio, criada pela AFBNDES em maio de 2023. Agora que finalmente estruturamos uma estratégia de atuação em defesa do segmento, é hora de rearticulá-la e reenergizá-la! A participação de todos na Plenária é de fundamental importância. Temos muito trabalho pela frente!
Todos à Plenária do NM do PECS em dia 13 de maio!
Viva a unidade dos empregados do BNDES!