Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Combatendo fake news e falsas questões

VÍNCULO 1353 – Muitos ataques ao BNDES estão apoiados em desinformação num grau alarmante. As notícias falsas circulam principalmente em redes sociais, mas também estão amplamente disponíveis em editoriais e artigos de opinião dos veículos mainstream considerados sérios.

A novidade do atual governo, particularmente o presidente e seus filhos, é que as autoridades endossam algumas das inverdades mais chocantes.

Vários benedenses esperam um reencontro do atual governo com o BNDES. Como a AFBNDES vê esse movimento?

Em primeiro lugar, todo esforço de atender as prioridades do atual governo deve ser perseguido pelo corpo técnico do Banco. É claro, desde que essas prioridades não signifiquem ações ilegais, que contrariem o interesse público ou comprometam a própria existência do BNDES.

Devoluções de aportes do Tesouro, venda açodada da carteira da BNDESPar, estão entre prioridades declaradas pelo atual governo que não atendem à condição acima. Sobre esses itens não há dúvida. É tarefa do corpo funcional fazer todos os esforços de persuasão e eventualmente de resistência.

Tampouco devemos aceitar a violação da autonomia do corpo técnico do Banco. Ações com esse propósito precisam ser expostas à opinião pública e os colegas afetados defendidos de forma intransigente.

Em segundo lugar, não temos que ter receio de termos posições públicas, enquanto funcionários, divergentes da do atual governo. Exemplos não faltam de declarações ultrajantes ao bom senso mais elementar, quando não a desconsideração declarada de informações públicas disponíveis. Não se trata de guerra ideológica, mas de não aceitação de fatos. Importa aqui esclarecer a opinião pública, expor os que por má-fé ou ignorância recusam-se a reconhecer o que são fatos.

O Fundo Amazônia não apoiou uma operação na África. O Fundo Amazônia não é um “truque” para dar dinheiro para ONGs. O desmatamento é um problema brasileiro real. Não houve um apoio de centenas de bilhões de dólares a países na América Latina e África para exportação de serviços de engenharia. Antes tivesse tido, teríamos gerado um impacto muito mais significativo nas Transações Correntes do Balanço de Pagamento. Todos os desembolsos voltados para exportação de serviços alcançaram em 20 anos cerca de 10 bilhões de dólares.

Qualquer autoridade que insista em divulgar informações sobre fatos tão claros como os acima, será, sempre que possível, contestada pela AFBNDES.

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×