VÍNCULO 1406 – Ainda sob o impacto da festa democrática dessa sexta-feira, queremos parabenizar os empregados do Sistema BNDES pela histórica demonstração de coragem e independência. Os votos foram o reflexo de uma participação intensa de centenas de benedenses, ativos e aposentados. Ligações, mensagens por WhatsApp, depoimentos de ex-presidentes e diretores das Associações, ex-superintendentes e ex-diretores do BNDES, demonstraram que a ampla maioria dos empregados entendeu do que se tratava essa assembleia: a Comissão de Empregados tem legitimidade para negociar ao lado dos Sindicatos dos Bancários e da Contraf o ACT-2020.
Os que apostaram na nossa falta de unidade, confundiram nossas divergências com desorganização. O que torna o nosso movimento forte e, mais do que isso, bonito e contagiante, é que ele é marcado por divergências democráticas. A pluralidade de ideias e visões é a marca cultural histórica da nossa instituição e isso nunca impediu a unidade de propósito e de ação. Tampouco impede a unidade de ação dos empregados do BNDES em defesa dos seus direitos.
Gostaríamos de celebrar também o posicionamento dos superintendentes. Não porque estejamos totalmente de acordo com ele, mas porque consideramos fundamental para o BNDES que ele ocorra. Não é novidade para quem acompanha os editoriais do VÍNCULO que demandamos posicionamentos públicos dos superintendentes há muito tempo.
Discordamos respeitosamente da crítica não contextualizada da ação das Associações. Mas aplaudimos a iniciativa do posicionamento.
Temos algum currículo em defesa de nossa atuação. Temos uma história de quatro anos de interação com presidentes e diretorias do BNDES e da FAPES. Alguém pode considerar esse período breve – mas que quatro anos foram esses! Marcados por embates, divergências profundas e alguns grandes acordos. Os superintendentes que aí estão testemunharam essa conduta da AFBNDES.
Num momento da vida pública em que muitos colegas consideravam que a democracia brasileira estava definitivamente comprometida, tivemos uma ampliação do diálogo entre associações e diretorias do BNDES. Num momento em que nos separavam divergências profundas sob o papel do BNDES ou o papel que a diretoria deveria ter em defesa dos empregados do Banco.
Esta é a quinta diretoria com que temos contato. Asseguramos que a nossa forma de agir, inspiração da nossa linha editorial, não mudou um centímetro nesse período.
De todo modo, não temos problema em pedir desculpas e reconhecer eventuais erros. Já o fizemos mais de uma vez. Apontando casos concretos, não tenham dúvida, teremos disposição de examiná-los e corrigi-los, se for o caso, ou explicá-los. E mais: ressaltamos que as páginas do VÍNCULO são abertas a manifestações dos superintendentes, da diretoria e de quem mais se interessar em ocupá-las.
Finalmente, apreciamos o importante convite dos superintendentes ao entendimento e, de nossa parte, não faltarão esforços para que o alcancemos. Isso é um compromisso.