VÍNCULO 1308 – A direção da AARH assegurou ontem à AFBNDES que a reunião do presidente Dyogo Oliveira com os chefes de departamento para apresentar a proposta de reestruturação organizacional será transmitida para todo o BNDES. A reunião ocorrerá no dia 7 de agosto, portanto, o corpo funcional terá acesso à proposta antes de sua aprovação pela Diretoria.
A AFBNDES entende que os empregados devem parar para assistir a esta apresentação e tomar conhecimento dos diagnósticos e propostas contidas na nova reestruturação. Assim, o conjunto dos funcionários estará também melhor preparado para participar da já anunciada reunião com o diretor de RH no Auditório.
A Associação se compromete, como sempre, a absorver as observações e sugestões trazidas pelos funcionários e encaminhá-las para a Diretoria.
A apresentação da proposta antes de sua aprovação é um avanço, mas como afirmamos em recente quadro de avisos sobre a pesquisa de opinião relacionada à reestruturação, ela precisa ser complementada por apresentações dos superintendentes em suas áreas específicas.
Não há dúvida sobre o momento dramático que vive o BNDES. Nossa crise de fundo não será resolvida enquanto politicamente não for viabilizado um substituto para a TJLP, enquanto não for interrompido o ataque às fontes de financiamento do Banco.
Claro que o governo que instituiu a TLP, que trabalha para descapitalizar o BNDES e, importante sempre lembrar, nomeou diretores-carrascos para o Banco, não poderá fornecer respostas para esta crise. Não obstante, a agenda por aumento de eficiência interna não é pequena – e é amplamente reconhecida.
No nosso modo de ver, tal agenda interna reformista, liderada por executivos de carreira do BNDES, tem tanto mais chance de ser bem-sucedida quanto mais tenha coragem de se abrir ao corpo funcional, de respeitar a inteligência e a maturidade dos maiores interessados na sobrevivência de nossa instituição.
Aos que como nós pretendem resistir e lutar pelo BNDES, conclamamos: mais do que nunca é preciso ter independência para dizer “não”, mas igualmente inteligência e compromisso para apresentar alternativas.