VÍNCULO 1465 – Novamente, apesar dos apelos da AFBNDES, a mesa de negociação do Acordo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é instalada apenas no final do ano. Em comunicado aos empregados de dezembro de 2020, escrevemos:
“Pleiteamos publicamente à diretoria da APEC e à superintendência da Área que em reunião com a Comissão dos Empregados organize um calendário de discussões sobre a PLR 2021, de forma que as questões acima tratadas e outras que porventura sejam trazidas pela administração possam ser debatidas com a representação dos empregados da forma correta, como exige um programa estratégico para as Empresas do Sistema BNDES e fundamental para o corpo funcional”.
Reiteramos esse pedido em carta ao superintendente de Recursos Humanos no dia 10 de maio desse ano (confira a carta da AF e a resposta do RH).
De novo, temos apenas um mês para negociar a PLR. Fomos avisados pela Comissão das Empresas, na reunião ocorrida na última quarta-feira (27), que a inclusão do Sistema de Pontos na PLR exigiria que o Acordo estivesse fechado antes da divulgação dos pontos – prevista para o início de dezembro.
A inclusão do Sistema de Pontos no cálculo da PLR de 2021 é a questão que mais preocupa a AFBNDES e os demais integrantes da Comissão dos Empregados.
E qual foi a resposta da Administração em relação a essa preocupação? Alguém arrisca?
Sim, acertou todo mundo que pensou na seguinte resposta: a preocupação dos empregados não interessa. A administração apresentou o que parece ser sua proposta final sobre a incorporação do Sistema de Pontos na PLR – sem possibilidade de negociação.
Em resumo: temos a instauração de uma ‘negociação’ que tem apenas um mês para ocorrer e não temos margem para negociar o que consideramos importante.
A mensagem é clara: é pegar ou largar. Vocês querem a PLR? Aceitem nossos termos.
Apresentamos em vários editoriais, ver por exemplo o da semana passada, nossos problemas com o Sistema de Pontos como método de avaliação de desempenho dos empregados do BNDES. A administração, contudo, dobra a aposta e, sabendo da insatisfação generalizada com tal sistema, resolve aplicá-lo na determinação da PLR. E isso antes do sistema ter sido avaliado na sua função primária, original (de avaliação de desempenho e alocação de promoções). E também desconsiderando que as metas da PLR não ‘conversam’ com os critérios para alocação de promoções.
Na mesa de negociação, argumentaram que o peso do Sistema de Pontos na PLR será muito pequeno. Então qual a razão para incluí-lo? Para que abençoemos um sistema de avaliação imposto de cima para baixo, sem responder às várias insatisfações dos empregados? Introduziram a avaliação por área na última PLR, dissemos que não concordávamos, nunca fizeram qualquer discussão, nunca mostraram os eventuais benefícios que obtiveram com isso… Cadê a avaliação do que fazem?
Tudo isso decorre, não há como não chegar a essa conclusão, da falta de respeito com o corpo funcional, da falta de compromisso institucional e, principalmente, da falta de qualquer propósito positivo real, de qualquer projeto para o BNDES (a não ser o antiprojeto de reduzir ou acabar com a instituição). A diretoria mantém, no meio da maior crise econômica da história do país, o curso do barco na direção do enfrentamento permanente com o corpo técnico da Casa.
Que a diretoria entenda: não estaríamos fechados a qualquer discussão séria sobre alteração da PLR. A qualquer discussão sobre mudança na avaliação de desempenho, por exemplo. Ao mesmo tempo, estamos cansados da imposição de cima para baixo de propostas mal formuladas e que atuam contra a forma de trabalho do BNDES.
A nós, benedenses, cabe responder mantendo sempre o foco na defesa institucional do BNDES.
Vamos, coletivamente, discutir o Sistema de Pontos, vamos começar a mobilização! Em breve, convocaremos uma live para democraticamente prepararmos nossa resposta.
Benedenses, já tivemos evidências inquestionáveis do poder da nossa unidade. Não é hora de desmobilizar, de esmorecer!
É hora de discutirmos entre nós e nos posicionarmos de forma coletiva, unida e organizada! Nada de voluntarismo! Vamos lutar organizadamente como fizemos até agora.
Todos atentos aos comunicados da AFBNDES, todos conectados à nossa rede no WhatsApp!