VÍNCULO 1217 – A posição da AFBNDES em relação ao “imbróglio FAPES” consiste na defesa dos interesses dos participantes enquanto beneficiários finais do Fundo de Pensão do BNDES e cujo interesse principal está na solução do problema de sustentabilidade do Plano Básico de Benefícios (PBB), que hoje se encontra deficitário e desequilibrado.
A AFBNDES está buscando promover o debate e a reflexão sobre os rumos do nosso Fundo de Pensão com maior envolvimento dos participantes. Há, inclusive, um pleito no âmbito do ACT deste ano para a formação de uma Comissão Tripartite sobre a FAPES, e as Associações estão empenhadas para que este seja um fórum eficaz para a mediação de conflitos e a elaboração de propostas.
Nesse sentido, foi encaminhada, pelas Associações, proposta do colega Claudio Abreu, a respeito do PBB, para as administrações do Banco e da FAPES. É importante que se entenda que não se trata de proposição das AFs – até porque uma proposta de autoria das entidades teria que ser submetida a apreciação e deliberação dos seus associados –, mas que se acredita deva ser examinada pelas partes.
Nesse momento é muito importante que os benedenses – ativos e assistidos – se unam. Acreditamos que o ambiente de discussão de propostas pode ajudar na conciliação de conflitos entre as administrações da FAPES e do BNDES. No papel de representantes de todos os colegas, não podemos estimular desavenças e dissensão. Precisamos construir uma terceira via que facilite a negociação entre as partes, como melhor caminho para resolvermos o imbróglio que hoje envolve a nossa Fundação de Previdência.