VÍNCULO 1570 – Foram anunciados, no dia 16 de novembro, os vencedores da EXPOFOTO AFBNDES 2023, que teve a diversidade como tema. A foto mais votada, com 69 votos, foi “Hare Cristo”, de Sergio Gordilho, seguida por “Eparrei Santa Bárbara”, também de Gordilho, e “Entrelace”, de Igor Souza, empatadas com 57 votos. O terceiro lugar ficou com “Amém Salvador”, de Nando Lavrado, que recebeu 40 votos.
Os três fotógrafos que garantiram o pódio são veteranos na EXPOFOTO da AFBNDES.
Confira a galeria virtual da exposição aqui.
► Conheça a história por trás dos cliques que caíram no gosto popular
Sergio Gordilho – 1º e 2º lugar
VÍNCULO – Como foram feitas as fotografias premiadas?
Sergio Gordilho – “Hare Cristo” foi tirada em Varanasi, na Índia, na margem do Rio Ganges, por ocasião do ritual do banho de purificação; e “Eparrei Santa Bárbara”, no Pelourinho, Salvador, no dia da festa de Iansã/Sta. Bárbara.
V – O que você achou do tema da exposição?
Sergio Gordilho – Achei muito bom. Creio que deveria sempre ser temática. Esse ano eu só senti falta do júri técnico.
Igor Souza – 2º lugar
V – Como foi tirada a fotografia que ficou na segunda posição?
Igor Souza – Como morador dos arredores da Praça São Salvador, costumava passar por ali. No início de uma noite de maio de 2011, flagrei uma pequena lona sendo aberta no chão, em frente ao chafariz, e uma caixa de som anunciando o que seria a primeira de muitas apresentações circenses a ocorrer toda segunda-feira do mês.
O evento se chamava Palco Aberto e era organizado pelo Coletivo Bravos. A proposta era promover encontros abertos entre malabaristas e artistas circenses, além de aproximar a arte do público.
Achei a iniciativa fantástica, e quase que por impulso fui em casa buscar minha câmera para registrar o evento. Era a arte sendo feita na rua. Desde então, sempre que podia, fotografava o evento, que aconteceu lá por vários anos, rendendo um acervo de mais de mil fotos!
A foto que enviei para a exposição foi do primeiro dia que fotografei. O casal fazia uma bela performance, formando posições incríveis com seus corpos, através de força, equilíbrio, muita técnica e criatividade. Achei que a foto conversava com o tema da mostra principalmente pela referência ao yin-yang, formado pelos corpos do rapaz de pele preta e da moça de pele branca.
V – O que você achou do tema da exposição?
Igor Souza – Gostei de ter um tema. Além das fotos acabarem conversando entre si, o tema em específico foi interessante, trazendo visibilidade e provocando reflexão sobre um assunto tão importante.
Nando Lavrado – 3º lugar
V – Como foi tirada a sua fotografia?
Nando Lavrado – Estava passando férias na Praia do Forte, na Bahia. Fui cedo, com meu filho Gabriel, até a vila dos pescadores fazer algumas fotografias da Igreja de São Francisco de Assis. Estava fotografando, aproveitando a praça vazia, quando a baiana de roupa amarela apareceu e começou a posar e a dançar na frente da igreja. Depois das fotografias conversamos um pouco e fiz uma contribuição pela performance dela.
Eu fotografo muito andando na rua e quando tiro fotos com pessoas que aparecem o rosto eu jogo um filtro para garantir a privacidade do fotografado.
V – O que você achou do tema da exposição?
Nando Lavrado – É sempre bom ter uma temática para dar uma coesão no conjunto. Mas acho que deveria ter uma comissão de fotógrafos profissionais para fazer uma pré-seleção.