VÍNCULO 1579 – O Programa Faixa Livre, em sua edição de 19/01, abordou o despreparo das cidades brasileiras para enfrentar os eventos naturais extremos provocados pelas mudanças climáticas. Nesse mês de janeiro, as chuvas torrenciais se intensificaram graças ao fenômeno El Niño, que, aliado à irresponsabilidade de nossos gestores, têm provocado tragédias. “A miséria que obriga pessoas a se arriscarem a morar em regiões de perigo, como encostas, margens de rios, combina-se com a falta de zelo dos gestores públicos, movidos pelos interesses de um capitalismo predatório”, destacam os produtores do programa.
No Rio de Janeiro, essa combinação provocou, há alguns dias, um cenário de horror na Zona Norte e na Baixada Fluminense. “O dilúvio teve como consequência a morte de 12 pessoas, desespero, desalento, gente perdendo o pouco que tinha para sobreviver, e os argumentos do prefeito Eduardo Paes e do governador Cláudio Castro foram aqueles que já conhecemos de outros episódios: ‘a culpa é da chuva’, ‘não estávamos preparados para esse volume de água’. No entanto, a realidade é que há décadas, séculos, na verdade, as enchentes se repetem”.
Para debater o tema, o Faixa Livre convidou o economista, sociólogo, doutor em Desenvolvimento Econômico e Social pela Universidade de Paris I e professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ippur/UFRJ), Carlos Vainer, a mestre e doutora em Urbanismo, professora de Projeto e Planejamento Urbano da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), coautora de relatórios da Rede de Pesquisa sobre Mudança Climática Urbana (UCCRN) e coordenadora de capítulo do Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Maria Fernanda Lemos, e o biólogo e coordenador da Coalizão pelo Clima, Pedro Aranha.
Confira o debate no canal do Faixa Livre no YouTube (30:25), aqui.