Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Ato em Brasília no dia 8 de janeiro celebra a democracia brasileira

Evento no Congresso Nacional lembrará ataques golpistas às sedes dos Três Poderes, no início de 2023, após a posse de Lula

Ato na Cinelândia em defesa da democracia, em 9 de janeiro de 2023 | Foto: wsantos

VÍNCULO 1576 – “Democracia Restaurada” é o nome do ato que o Congresso Nacional promoverá na próxima segunda-feira, 8 de janeiro, em referência aos ataques golpistas às sedes dos Três Poderes, ocorridos em 2023, em Brasília.

O ato deverá acontecer no Salão Negro do Congresso, entrada principal da sede do Parlamento brasileiro, com acessos à Câmara dos Deputados e ao Senado. O objetivo do evento é celebrar a democracia brasileira e reiterar a força das instituições frente aos atos golpistas ocorridos no início de 2023, logo após a posse do presidente Lula.

A programação prevê a participação das principais autoridades dos Três Poderes da República – Executivo, representado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); Legislativo, representado pelos presidentes do Congresso e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); e do Judiciário, representado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.

Além deles, também devem estar presentes o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do STF, Alexandre de Moraes, a ex-presidente e ministra aposentada do Supremo Rosa Weber; e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

De acordo com a previsão do cerimonial do Senado, Lula, Moraes, Barroso, Lira e Pacheco deverão discursar.

Movimentos sociais nas ruas

Já os movimentos sociais devem priorizar as manifestações de rua ao invés do ato institucional, em Brasília, para relembrar os atos golpistas de 8 de janeiro. A avaliação de dirigentes é que é preciso marcar presença nas ruas, principalmente em locais onde os grupos de direita costumam fazer protestos.

“Nós avaliamos que precisamos estar presentes nas ruas, para além do ato institucional”, destaca Raimundo Bonfim, coordenador da Central de Movimentos Populares (CMP).

Entre os locais que devem ser palcos de ato para a data estão a Avenida Paulista, em São Paulo, e a Cinelândia, no Rio de Janeiro. Na capital federal, a manifestação deve ser feita no dia anterior, para não “competir” com o ato institucional marcado para o Congresso Nacional.

Apesar de apostar na mobilização popular, os integrantes dos movimentos sociais devem enviar representantes para o ato no Congresso. Foram enviados convites para cerca de 100 dirigentes de movimentos sociais.

AFBNDES presente em ato pela democracia

Em janeiro de 2023, a AFBNDES apoiou os atos em defesa da democracia, realizados em todo o país. No Rio, a manifestação aconteceu na Cinelândia, em 9 de janeiro, convocada por movimentos sociais.

A Associação dos Funcionários do BNDES repudia de forma veemente tentativas de subverter a ordem democrática brasileira. O conjunto de liberdades e instituições da qual dispomos hoje tem suas limitações e fragilidades, mas é o que conseguimos obter depois de anos de luta política do povo brasileiro. Por outro lado, é explícito o caráter antidemocrático do movimento que produziu invasão de prédios públicos e destruição de patrimônio cultural do Estado brasileiro! Não aceitam o resultado das eleições e estão propondo uma intervenção militar! Desrespeitam, com aparente certeza da impunidade, as instituições democráticas. Desafiam o governo para desmoralizá-lo.

É tarefa de todos os democratas brasileiros apoiar o governo eleito e exigir apuração rigorosa e punição dos responsáveis pelos atos selvagens que quase destruíram a Praça dos Três Poderes (incluindo realizadores, seus financiadores e figuras públicas que apoiaram o movimento).

Que a sociedade e movimentos sociais organizados se unam em defesa da soberania popular, do Estado brasileiro e da ordem democrática.

Democracia Sempre! Ditadura Nunca Mais!

►  Leia também…

“Jamais Fomos Modernos” no Centro Cultural da Justiça Federal

No Rio, ato de 8 de janeiro, pela democracia, será na Cinelândia

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×