Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Dia Internacional da Visibilidade Trans é celebrado pelo Ministério dos Direitos Humanos com vídeo da secretária Symmy Larrat

VÍNCULO 1588 – Os casos de violações de direito envolvendo transfobia continuam a crescer no Brasil. De acordo com o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, de janeiro até o último dia 25 de março, já foram registradas mais de 5.200 violações. Durante todo o ano passado, a Ouvidoria registrou cerca de 4.400 violações. Ou seja: em apenas três meses, foi alcançada uma marca superior em relação ao ano de 2023 inteiro.

Há 20 anos, o Dia da Visibilidade Trans é celebrado no dia 29 de janeiro no Brasil. Internacionalmente, porém, a data foi comemorada no dia 31 de março.

Para reforçar a importância de se ter respeito com a população transgênero, a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat (foto), gravou um vídeo especial explicando que é necessário fazer uma reparação histórica a respeito do tema.

“O Brasil e o mundo têm uma dívida histórica para com a população transgênero, por conta das perseguições que sofremos ao longo de anos simplesmente por sermos como somos. Estar na gestão pública é fazer reparação histórica. Se você, pessoa transgênero, chegar em algum cartório e tiver alguma dificuldade, algum empecilho ou sofrer alguma violação transfóbica, Disque 100. O nosso canal de denúncias está pronto para colher estas e outras denúncias de violação de Direitos Humanos das pessoas transgênero”, disse.

Para assistir ao vídeo clique aqui.

Symmy Larrat participou em junho de 2023, no Auditório do Banco, do evento “Orgulho de ser e pertencer: visibilidade LGBTQIA+ no BNDES” (Confira a cobertura do VÍNCULO aqui). Ela foi a primeira travesti coordenadora-geral de Promoção dos Direitos LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no governo Dilma Rousseff, e também coordenou o programa Transcidadania, da prefeitura de São Paulo, na gestão de Fernando Haddad.

Em janeiro passado, para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, o Grupo de Afinidade LGBTQIAPN+ do BNDES, apoiado pela AFBNDES, publicou um episódio do podcast Orgulho de Ser sobre tema. Além de colegas do Banco, trans e cisgêneros, participou da conversa gravada o cientista social Sol Visintin, consultor e especialista em diversidade e inclusão (D&I).

O podcast pode ser acessado em http://url.bndes.net/orgulhodeser (por enquanto, apenas para colaboradores ativos do BNDES).

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×