VÍNCULO 1593 – Bancárias e bancários participaram, no último sábado (4), dos encontros de bancos públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro. “Apesar de não terem caráter deliberativo, os encontros são relevantes para os debates sobre os principais problemas e desafios específicos em cada banco e de questões gerais da categoria e de todos os trabalhadores do ramo financeiro”, disse José Ferreira, presidente do Sindicato do Rio. A Conferência Estadual dos bancários e bancárias será realizada nos dias 17 e 18 de maio.
A presidente da Federa-RJ, Adriana Nalesso, lembrou que os encontros estaduais e a Consulta Nacional são os primeiros passos para a categoria participar da Campanha Nacional 2024, em que será definida a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho e falou dos desafios dos bancários e bancárias.
“Um dos desafios que temos é em relação ao emprego, pois vivemos um momento de intensas transformações tecnológicas que têm impactado nos empregos da categoria. Por isso, ter em nossa Convenção Coletiva a representação para todos os trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro, como de bancos digitais e fintechs e discutir as formas de contratação é fundamental”, destacou. A questão do adoecimento dos bancários é outra prioridade debatida nos encontros estaduais.
Os eventos contaram ainda com uma apresentação da atual conjuntura econômica e sobre o emprego bancário feita pela economista e técnica do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Vivian Machado.
No encontro da Caixa, temas como a vitória da revogação da CGPAR 42 e a necessidade de avançar ainda mais no novo texto da CGPAR 52, que continuam afetando os trabalhadores de estatais, estiveram na pauta.