As taxas de juros elevadas são uma das principais preocupações de um em cada três empresários do setor industrial, mostra pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), repercutida pelo portal Congresso em Foco. De acordo com o levantamento, os juros foram o terceiro item mais citado como um problema pelos entrevistados, atrás da “demanda interna insuficiente” e da “elevada carga tributária”.
A Sondagem Industrial da CNI publicada na terça-feira (18) é referente ao segundo trimestre de 2023 (foram ouvidos 1.599 empresários entre 1º e 11 de julho) e mostra que 31,3% dos entrevistados elenca a taxa de juros como um dos seus principais problemas; no primeiro trimestre, eram 28,8%. A proporção vem crescendo nos últimos dois anos: no segundo trimestre de 2021, estava abaixo de 10%.
De acordo com a economista Paula Verlangeiro, da CNI, esses problemas explicam o fato de a indústria ter tido um desempenho pior em junho de 2023, na comparação com o mês anterior: “Em junho, o emprego industrial caiu pelo nono mês consecutivo e a produção recuou 5,3 pontos. Ao sair de 51,6 pontos em maio para 46,3 pontos em junho, a produção cruzou a linha, que separa a queda da alta na produção. O índice varia de 0 a 100 pontos, com uma linha de corte em 50 pontos. Valores abaixo deste ponto representam queda”.
“A queda do emprego foi mais branda e menos disseminada para o mês do que nos anos anteriores. No caso da produção, foi diferente. O recuo foi mais intenso do que o esperado para o mês de junho. A queda desses indicadores vem em linha com a perda do ritmo de crescimento devido à política monetária”, explica Paula Verlangeiro.