Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

“Orgulho de ser e pertencer. Por um BNDES mais inclusivo”

Evento, que lotou o Teatro Arino Ramos Ferreira na quinta-feira (29), celebrou o Mês Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Muita emoção na foto coletiva após o encerramento do evento | Fotos: Washington Santos

Com grande público presente e transmissão on-line pelo MS Teams, foi realizado no Teatro Arino Ramos Ferreira, na tarde de quinta-feira (29), o evento “Orgulho de ser e pertencer: visibilidade LGBTQIA+ no BNDES”, em sintonia com iniciativas recentes do Banco relacionadas à diversidade e à inclusão no ambiente corporativo.

Vídeo com fala do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, abriu a atividade. O dirigente estava com agenda fora do Rio e fez questão de deixar uma saudação para o corpo funcional:  “Eu queria muito estar com vocês hoje, nesse evento tão importante para a história do Banco e para a vida de muitos companheiros, companheiras, profissionais que trabalham aqui e seus familiares. Deixei gravado esse vídeo para demonstrar minha felicidade de ver esse evento acontecer e o meu compromisso com essa agenda e com tudo o que ela representa”.

Segundo Mercadante, a diretoria tem o compromisso do diálogo amplo com os trabalhadores do Banco. “Faltava diálogo, faltava respeito também à diversidade. Fizemos aqui um evento no Dia Internacional das Mulheres; fizemos um movimento de empoderamento dos negros e negras; fizemos um evento para pessoas com deficiência e seus familiares; e neste momento estamos no mês do Orgulho LGBTQIA+. Eu vou lutar para que esse dia fique para sempre, que sempre se celebre, se comemore e se reflita sobre a importância dessa agenda da diversidade para o BNDES. A diversidade enriquece a vida humana, enriquece a instituição. O talento aflora, se desenvolve, quando as pessoas se sentem respeitadas, valorizadas, com o direito de ser cada um o que quiser ser. Então, nós temos que combater todas as formas de preconceito e exclusão. E o BNDES tem que liderar pelo exemplo”.

O presidente parabenizou a Comissão de Diversidade LGBTQIA+ da AFBNDES, que vem tratando desta pauta, e deixou um agradecimento especial ao ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e à secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat (primeira travesti a ocupar um cargo de secretária no governo federal), que estava presente no evento como convidada.  Por fim, Mercadante assumiu compromisso com a agenda de trabalho, com as propostas e as políticas públicas de forma a valorizar e incorporar a diversidade e a comunidade LGBTQIA+ com mais visibilidade e respeito dentro do BNDES.

Diretora Helena Tenório

Helena Tenório –  Após o vídeo de Mercadante, subiu ao palco a diretora de Pessoas, TI e Operações, Helena Tenório, que iniciou sua fala com agradecimentos à secretária Symmy Larrat, que posteriormente fez uma brilhante exposição sobre “Diversidade e Pluralidade na Defesa dos Direitos Humanos”, e o especialista em Cultura e Diversidade Samuel Gomes, top voice LGBTQIA+ do LinkedIn, que apresentou, após o discurso da diretora, palestra, com dados em profusão, sobre “Diversidade no Ambiente Organizacional”.

Helena também agradeceu a parceria da vice-presidente da AFBNDES, Pauliane Oliveira, e dos membros da Comissão de Diversidade LGBTQIA+, assim como as presenças dos superintendentes Juliana Santos Cruz, Marco Aurélio Cardoso e Nabil Moura Kadri e dos empregados Renata Del Vecchio Gessullo e Thássio Ferreira, que participaram de Mesa Redonda sobre “Senso de Pertencimento” (o colega Paulo André Ortega não esteve presente por motivo de doença).

A diretora elogiou o nome do evento – “Orgulho de ser e pertencer é maravilhoso! É inspirador e tem muito significado para todos nós!” – e a equipe de comunicação pela campanha de divulgação interna externa. “Eu queria falar da campanha externa. Ontem a gente divulgou nas redes sociais a logo do BNDES com um arco-íris e os seguintes dizeres: ‘Um verdadeiro desenvolvimento passa pela construção de um país mais justo, com inclusão e oportunidades para todos. O BNDES trabalha para isso, com respeito à diversidade, sob todas as suas formas, hashtag Orgulho LGBTQIA+’. Logo a gente teve ataques, discursos de ódio, posts de ódio, posts homofóbicos. A gente teve que intervir, que remover algumas mensagens. Porém, o que eu queria destacar aqui foi a nossa reação. Nossa reação foi maravilhosa. No momento seguinte a essas mensagens, começou uma mobilização interna, a gente mobilizou funcionários, familiares, sociedade, amigos, que encheram a nossa timeline de amor. Você entra lá hoje e só vê mensagens bonitas, a maioria delas. E é esse caminho indutor que o BNDES tem que ter. A gente tem que passar isso para o nosso país”.

Mesa Redonda sobre “Senso de Pertencimento”

Em seguida, Helena citou uma frase do médico Drauzio Varella sobre preconceito: “Esta coisa do preconceito está sempre ligada à ignorância, em primeiro lugar; e ao autoritarismo, em segundo”.  A diretora disse que ainda se sente angustiada “de pensar o quanto a gente flertou com o autoritarismo, o quanto a gente usou a ignorância como modo de comunicação”. Para ela, mesmo vivendo dias melhores, é necessário ficar atentos e investir cada vez mais em políticas transformadoras.

Depois de passar dados alarmantes sobre a violência contra as pessoas LGBTQIA+, Helena destacou a trajetória do Banco no tratamento da agenda da diversidade e da inclusão (por exemplo, o reconhecimento pioneiro da união homoafetiva para fins previdenciários) e do combate a todas as formas de discriminação. “Mas há muito o que avançar”, disse, citando projeto corporativo em sintonia com as demandas das comissões específicas criadas pela AFBNDES: Mulheres, Raça/Etnia, PCDs e LGBTQIAPN+.

Por fim, a diretora voltou a citar a importância da  Comissão de Diversidade LGBTQIA+ para o impulsionamento dessa agenda e fez novos agradecimentos aos empregados que participaram de emocionante vídeo institucional exibido no Teatro do Banco: Isabel Zborowski, Thássio Ferreira, Vinicius Costa, Danilo Amorim e Rodrigo Parra.

Continua na próxima edição do VÍNCULO.

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×