VÍNCULO 1592 – A exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, aberta ao público no Museu de Arte de Rio, apresenta uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. O nome da mostra remete à expressão belas palavras, já que Nhe’ẽ significa palavra e porã belo.
A exposição reúne objetos etnográficos, arqueológicos, instalações audiovisuais e obras de arte. Entre as atrações, estão peças do acervo do Museu Nacional dos Povos Indígenas da Funai e do próprio MAR.
O projeto é uma realização do Museu da Língua Portuguesa. Cerca de 50 profissionais indígenas, entre pesquisadores, acadêmicos, artistas e comunicadores participaram da montagem. A curadoria é da antropóloga Majoí Gongora e da artista indígena e mestre em Direitos Humanos Daiara Tukano.
Serviço – A exposição fica em cartaz até 14 de junho no Museu de Arte do Rio (Praça Mauá 5, Centro). O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 11h às 18h (última entrada às 17h). Os ingressos custam R$ 20, inteira, e R$ 10, meia-entrada.