Museu da República apresenta mostra da artista Yoko Nishio
VÍNCULO 1573 – A Galeria do Lago, no Museu da República, está de portas abertas com a exposição “Corpo Formoso”, que apresenta 11 pinturas inéditas da artista carioca Yoko Nishio, que faz sua primeira exposição individual depois de ter participado de diversas coletivas no próprio Museu da República, no Centro Cultural Correios de Niterói, no Sesc Teresópolis, entre outros museus e galerias.
Com cores fortes e vibrantes, em tinta a óleo sobre tela, as pinturas, que chegam a medir 1,90cm X 1,90cm, têm como tema a relação entre o corpo e a cidade, destacando os ornamentos que a artista vê nas pessoas e nos lugares, combinados às suas memórias e fabulações.
Estão retratados nas obras a feirante de Vila Isabel, com sua tatuagem no braço; pai e filho arrumados para uma festa em Cabuçu, em Nova Iguaçu; corpos que caminham na multidão de Calolé, na Bahia; as senhoras que conversam no bairro do Encantado, no Rio de Janeiro, com estampas combinando com os ornamentos das fachadas; o bar em Madureira, cujos azulejos ornam com as roupas dos frequentadores; o homem que mostra orgulhoso a tatuagem com nome de seu filho no pescoço, entre muitos outros.
Acessibilidade
Com o objetivo de promover a acessibilidade, a exposição conta com mediação acessível e todas as obras têm audiodescrição, disponibilizada através de QR Code. A ideia é proporcionar uma paisagem sonora e uma vivência com a obra para todos os públicos.
Sobre a artista
Yoko Nishio vive em Vila Isabel, leciona na Escola de Belas Artes da UFRJ e no seu ateliê, no Santo Cristo, zona portuária do Rio de Janeiro. Suas pinturas discutem cidade e violência e suas últimas exposições coletivas incluem “Nem Sempre Dias Iguais”, no Museu da República (Rio de Janeiro, 2022), “No (Entre) Tempo das Imagens”, no Sesc Teresópolis (Rio de Janeiro, 2022), “Brasil Delivery” e “Primavera Tua”, ambas no Espaço Travessia, do Instituto Municipal Nise da Silveira (Rio de Janeiro, 2022), “Salão Ver-Ão”, na Galeria Oasis, (Rio de Janeiro, 2022), “Nas águas que se escondem”, no Espaço Cultural dos Correios Niterói (Rio de Janeiro, 2019), “9o Salão dos Artistas Sem Galeria”, nas galerias Zipper e Sankovsky (São Paulo, 2018) e Orlando Lemos (Minas Gerais, 2018), “Abre Alas 14”, na galeria Gentil Carioca (Rio de Janeiro, 2018). Atualmente é representada pela Diáspora Galeria, localizada em São Paulo.
Serviço
A Exposição “Corpo Formoso”, de Yoko Nishio, está em cartaz até 10 de março de 2024, na Galeria do Lago, Museu da República (Rua do Catete 153, Catete), que funciona de terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 12h e das 13h às 17h.