O XVIII RioHarpFestival acontece entre 1º e 31 de julho e apresenta 30 harpistas de 22 países e cerca de 150 músicos distribuídos por várias orquestras (muitas delas de programas de inclusão social desenvolvidos em comunidades).
A maioria das apresentações será no CCBB RIO, que receberá 54 recitais em duas apresentações diárias no seu teatro. Também haverá recitais no Arte Sesc Rio, no Flamengo, e em locais que vão do CCJF, na Cinelândia, ao SESC Quitandinha, em Petrópolis, Real Gabinete Português de Leitura, Biblioteca Nacional, Jockey Club, Palácio São Clemente – Consulado de Portugal, Casa Museu Eva Klabin, além de pontos turísticos e históricos do Rio de Janeiro, como o Corcovado e o Forte de Copacabana.
Serão 73 concertos, todos com entrada franca, nas mais diversas formações da harpa e similares. Entre os destaques da edição 2023, está o harpista alemão Markus Thalheimer, que abre a programação, às 13h, no dia 1º de julho, dividindo o palco do CCBB RJ com a camerata do projeto Uerê, formada por crianças e adolescentes de comunidades do Rio de Janeiro que tocam instrumentos de cordas e percussão.
A programação completa está no site https://rioharpfestival.com.br.