Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

AFBNDES 70 anos: Com divisões, perderemos todos!, por Melvyn Afonso Cohen

Melvyn Afonso Cohen – Conselheiro deliberativo da AFBNDES

VÍNCULO 1597 – Setenta anos de história associativa não são apenas marcados por momentos gloriosos, embora haja muitos para celebrar. É claro que não existe total harmonia, mas os conflitos internos e externos têm sido cruciais na formação da nossa AFBNDES.

Hoje nos encontramos em mais um ponto de virada nessa jornada, confrontados com divisões internas que coincidem com períodos de polarização em diversos setores da sociedade, tanto no Brasil quanto no mundo. O fenômeno do “nós versus eles” muitas vezes se transforma em ódio, tornando ainda mais difícil a convivência entre grupos heterogêneos. O que deveria ser uma vantagem, a diversidade, muitas vezes se converte em impasses difíceis de superar.

Olhando para a nossa comunidade de benedenses, vemos momentos superados, embora nem sempre sem deixar cicatrizes, e outros desafios que ainda precisamos enfrentar, alguns dos quais são evidentes entre nós agora.

Ao longo dos anos, vimos diversas mudanças e evoluções em nossa Associação, desde os primórdios do BNDES até a criação de novos braços como a AFFINAME (em 1972) e a AFBNDESPAR (em 1985). Enfrentamos desafios como a criação da APA, nos anos 80, que nos dividiu ainda mais, e a chegada de novos grupos como a AF-Joia (2017) e, mais recentemente, a AAPBB. Sempre surgem novas preocupações que afetam subgrupos dentro de nossa comunidade, como os representantes do Nível Médio, os desincorporados, os PCDs e o caso AMC, que realmente nos atinge a todos, com tentativas de nos dividir ainda mais.

Não temos nada contra grupos com interesses específicos defendendo suas causas, mas é importante que percebam que podem fazer isso dialogando com outros dentro de um grupo maior, buscando soluções que atendam a todos.

Infelizmente, cada vez há menos pessoas dispostas a se dedicar à representação de seus pares. Se nos dividirmos, perderemos não apenas em quantidade, mas também em qualidade. A divisão diminui as sinapses, as trocas e os benefícios da diversidade. Os boatos substituem os fatos, propagando-se seis vezes mais rápido.

Embora diferenças e polarizações sempre tenham existido, hoje elas são mais visíveis do que nunca. Vivemos em tempos de menor tolerância, divisão e alta pressão, sempre imposta pelos outros.

No entanto, em meio a tudo isso, a AFBNDES possui um rico patrimônio construído ao longo de sete décadas. Além dos funcionários, do Clube, da Pousada, da representatividade sindical e institucional e das festas e eventos, temos nós, os associados.

Seria prudente refletirmos sobre a possibilidade e os benefícios de resgatar esse nosso patrimônio imaterial, fortalecendo-nos e permanecendo unidos, mesmo reconhecendo nossas diferenças.

É importante ressaltar que não estamos sugerindo que os grupos existentes desmobilizem ou abandonem suas causas, mas sim fazendo um apelo para que tratemos essas causas como nossas, como parte de um todo.

Fortaleceremos ainda mais a NOSSA AFBNDES assim.

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×