
VÍNCULO 1638 – A Chapa 1 – Unidade na Luta, liderada por José Ferreira (foto), venceu as eleições para a diretoria do Sindicato dos Bancários e Financiários do Rio de Janeiro, com 92,10% dos votos. “Foi uma eleição tranquila, com a participação de 4.609 votantes, um quórum expressivo que corresponde a 66,80% dos 6.900 aptos a votar”, afirmou a presidente da Comissão Eleitoral, Fernanda Carisio, no auditório do Sindicato, ao final da apuração dos votos, na sexta-feira (11).
José Ferreira, primeiro presidente eleito por três vezes na história da entidade, deu parabéns “a todas as forças políticas que entenderam a necessidade de formar uma chapa de unidade em um momento difícil para a categoria bancária, para todos os trabalhadores e para a democracia”. O dirigente ressaltou que o desafio de articular a unidade vai continuar. “E isto tem que ser perseguido a todo custo porque há uma ameaça em 2026. Por isto apostamos em ter uma chapa de unidade de todas as forças para sinalizar esta necessidade para os demais sindicatos e para toda a sociedade”, argumentou.
A vice-presidente do Sindicato, Kátia Branco, também reeleita, frisou que a grande participação da categoria na eleição e a expressiva votação da Chapa 1 mostraram o apoio à ideia da chapa de unidade. “Foi uma honra termos recebido 92% dos votos. Bancários e bancárias deram com isto o recado de que querem fortalecer a luta por mais direitos, em defesa do emprego, pelo fim do assédio moral, e que, para isto, entendem que é vital eleger uma chapa de unidade das forças políticas presentes na categoria”, afirmou.
Já o vice-presidente da Contraf-CUT, Vinícius Assumpção, falou que não há maior prova do apoio dos bancários e bancárias à diretoria eleita do que a participação de mais de 2/3 da categoria no pleito e a votação em massa (92,10%) na Chapa 1. “Temos que estar unidos pois só assim vamos ser capazes de dar uma resposta aos nossos patrões e ao fascismo. O desafio das forças democráticas é construir a unidade para derrotar a extrema-direita”, ressaltou.
Adriana Nalesso, presidente da Federação das Trabalhadoras e dos Trabalhadores no Ramo Financeiro do Estado do Rio de Janeiro, afirmou que o processo de construção e de vitória da chapa de unidade mostra a responsabilidade que tem o Sindicato, que é referência para tantas outras categorias e nas lutas mais gerais da sociedade, como a luta pela democracia e contra o fascismo, como nas conquistas de direitos que constam da nossa Convenção Coletiva de Trabalho.