AFBNDES – Demonstrações Financeiras 2024
Temos a satisfação de apresentar as Demonstrações Financeiras referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2024. Este conjunto de informações contábeis reflete, de forma transparente e estruturada, a posição patrimonial, financeira e o desempenho da entidade ao longo do ano.
A Diretoria da AFBNDES (biênio 2024/2026) tem como compromisso a transparência de sua gestão administrativa e financeira por meio de informações fidedignas, acessíveis e em linguagem compreensível a todos os associados.
Considerando que o exercício de 2024 possui a peculiaridade da participação administrativa de duas diretorias – Gestão 2022/2024 até junho de 2024 e Gestão 2024/2026 a partir de julho de 2024 –, essa diretoria entende como necessária a divulgação do resultado de ambas as gestões, de forma a atribuir, com justiça, as contribuições de cada diretoria e poder pontuar ações implementadas, ou descontinuadas por parte da Gestão 2024/2026.
Nesse sentido, as informações aqui apresentadas demonstrarão, além das variações entre os exercícios de 2023 e 2024, a contribuição de cada semestre de 2024, reiterando que o mandato desta nova gestão foi iniciado em 01 de julho de 2024 e irá até junho de 2026.
Cabe ressaltar que a posse da nova Diretoria da AFBNDES, ocorrida em 01/07/2024, foi precedida de todos os ritos e solenidades previstos, porém, no decorrer do início operacional da gestão, não houve qualquer procedimento aplicado pela diretoria anterior para uma transferência fluida de gestão. Procedimentos de “passagem de bastão”, como: a) apresentação de equipe; b) contratos em andamento com fornecedores de serviços; c) contratos com fornecedores de material; d) procedimentos de acesso bancário, criação de senhas, sistemas financeiros, contábeis e trabalhistas; e até e) negociações em andamento, ainda informais, não foram apresentadas para a nova diretoria. Por essa razão, na obrigação de assumir um “trem já nos trilhos e rodando a todo o vapor”, coube à diretoria financeira recorrer a documentos arquivados e contratos assinados na busca de legalidade para aprovação dos pagamentos vindouros. Esse procedimento acabou por gerar um choque de gestão, que apesar de trabalhoso para todos os diretores, criou também um afastamento de alguns membros do corpo funcional no acolhimento à nova diretoria. Dificuldade à parte, depois que esse “afastamento” foi, em sua grande parte, diminuído, entendemos que o movimento forçado de “choque de gestão” foi extremamente positivo para a gestão da AFBNDES, uma vez que foram conferidos, recalculados e revistos todos os procedimentos, contratos e sistemas mais urgentes da AFBNDES.
Contudo, apesar da certeza que “a dificuldade faz o sapo pular”, aprendemos na pele a necessidade de um procedimento sério de “passagem de bastão”, razão pela qual, lições aprendidas, esta diretoria colocou em elaboração um documento oficial, denominado “Relatório de Passagem de Gestão”, que reunirá todas as informações necessárias para a diretoria vindoura.
Carlos Alberto de Souza, diretor financeiro da AFBNDES, com mandato de 2024 a 2026.