BALANÇO PATRIMONIAL DE 2023: SENTIMENTO DE DEVER CUMPRIDO
A atual Diretoria da AFBNDES, com mandato até 30/06/2024, trabalhou com empenho para que tivéssemos sucesso na administração da entidade no ano de 2023. Foi um trabalho focado na defesa do corpo funcional do BNDES, com a superação de impasses na negociação do ACT 2022/2023 (quando foi garantida a continuidade do plano de saúde sem ônus – mantendo praticamente intacta a totalidade dos nossos direitos adquiridos; a recomposição salarial da categoria bancária; o fim da “curva forçada”; dentre outras conquistas). Também houve um olhar prioritário para a recuperação e reestruturação das unidades recreativas de Itaipava e da Barra da Tijuca; sem falar na carteira de seguros, com vantagens e segurança para o conjunto de associados.
Mantivemos e fortalecemos a parceria com escritórios de advocacia de renome, que tratam de demandas trabalhistas e previdenciárias relevantes para o corpo funcional benedense.
Para a nossa Diretoria, “defender a autonomia da AFBNDES é defender o BNDES como instrumento de desenvolvimento do país!”
Tivemos como bússola agir pelos interesses dos empregados e aposentados do BNDES e da sociedade como um todo, apoiando a sustentabilidade do Banco; mantendo e melhorando o patrimônio da AFBNDES – construído por nossos antecessores –; e promovendo a integração da comunidade benedense. E conseguimos cumprir esses objetivos com grande êxito financeiro e contábil.
Fechamos o ano de 2023 com superávit financeiro de mais de 218 mil reais, o que representa 51% a mais do que foi alcançado em 2022 e 1.203% maior do que foi atingido no exercício de 2021 (pós-pandemia). Tivemos crescimento do Patrimônio Líquido da AFBNDES em 7% no acumulado e retornamos, com grande sucesso, com o auxílio-financeiro aos sócios efetivos em abril de 2023.
Conseguimos no início de 2024, após três anos, o retorno do desconto das mensalidades em folha de pagamento do BNDES, facilitando a vida do associado e reduzindo custos da entidade com a arrecadação dos recursos pelo sistema bancário.
Na Pousada AFBNDES foram muitas as manifestações positivas em pesquisas realizadas entre os associados que frequentaram a unidade no último ano. Com a profissionalização da gestão e a reconfiguração das sedes recreativas localizadas em Itaipava e na Barra da Tijuca, estamos tendo crescentes sucessos de utilização dos espaços, custos bem controlados e crescimento de receitas ao ponto de termos reduzido a subvenção ao Clube da Barra para algo próximo de 5% do total mensal das mensalidades associativas no primeiro trimestre de 2024.
Trabalhamos com afinco, direcionando nossa atenção à família dos associados, mais especialmente às crianças, no sentido de transpor os desafios de convivência em grupo no pós-pandemia. Nos emprenhamos em oferecer mais espaços voltados às atividades recreativas, que também dão mais tranquilidade para os pais e responsáveis, proporcionando uma experiência de maior conforto e comodidade em nossas unidades de lazer.
Por fim, terminamos nosso ciclo bienal em junho de 2024 com o sentimento de dever cumprido com os empregados e sócios da AFBNDES!
Leonardo Delgado, diretor financeiro da AFBNDES, com mandato de 2022 a 2024.