
VÍNCULO 1638 – A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, chamou as nações a se unirem na luta contra o racismo, em sua fala de abertura no 4º Fórum Permanente de Afrodescendentes, na manhã de segunda-feira (14), em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Durante o discurso, a ministra falou sobre esporte sem racismo, justiça climática e a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada como proposta do governo brasileiro no G20 em 2024. “Promover igualdade racial também é fomentar riqueza, autonomia e geração de oportunidades para quem historicamente foi empurrado para as margens da economia”, disse.
Anielle Franco lembrou que, em dois anos, o Brasil atingiu o maior patamar de presença de profissionais negros na administração pública federal, como consequência da transversalidade como princípio permanente das políticas públicas do Estado. “A igualdade racial atravessa todos os campos da vida: saúde, educação, segurança pública, esportes, moradia, ciências e cultura.”
Na terça-feira (15), Anielle Franco e a secretária-executiva adjunta, Ana Míria Carinhanha, participaram dos painéis “Justiça Reparatória para África e Afrodescendentes” e “Direitos Humanos de Mulheres e Meninas Afrodescendentes”.
Na quarta-feira (16), as duas gestoras participaram do painel “Elaboração de Políticas Públicas Contra o Racismo Sistêmico” e do evento paralelo “Estratégias e Avanços da Justiça Reparatória para Africanos e Afrodescendentes”. A ministra Anielle ainda faria uma palestra na Universidade de Nova Iorque sobre ações de enfrentamento ao racismo no esporte.