
VÍNCULO 1645 – Djanira, a artista que expressou em seu trabalho o amor pelo povo brasileiro e sua terra, é celebrada em mostra que está em cartaz na Pinakotheke Cultural, em Botafogo, até 19 de julho.
A exposição Djanira – 110 anos percorre trajetória da pintora com 50 obras, grande parte delas nunca mostradas ao público, em núcleos temáticos que marcaram sua produção: retratos; religiosidade, ritos, mitos e sonhos; paisagem; trabalho e cotidiano; registros do Brasil e os desenhos, inéditos, “Aventuras de Procopinho”, que fez em 1948 para ilustrar o livro da peça infantil escrita por Lúcia Benedetti (1914-1998).
Além das pinturas de Djanira, o público verá documentos, fotografias, recortes de jornais sobre a artista, e ouvirá áudios, distribuídos pelas salas de exposição, com trechos do depoimento que Djanira deu para o Museu da Imagem e do Som, em 1967.
Serviços – Djanira – 110 anos fica em cartaz na Pinakotheke Cultural – Rio de Janeiro (Rua São Clemente 300, Botafogo), de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábados, das 10h às 16h. Entrada gratuita.