Skip to content Skip to footer

Marina Silva participará da Flip 2025. AFBNDES apoiará Casa Poéticas Negras e Casa Queer

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

VÍNCULO 1648 – Na última terça-feira (24), a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou a programação completa de sua 23ª edição, que acontece de 30 de julho a 3 de agosto. Entre os nomes divulgados na coletiva de imprensa, realizada em São Paulo, destacam-se a ministra do Meio Ambiente Marina Silva, o historiador israelense Ilan Pappe, a escritora mexicana Cristina RiveraGarza, o franco-ruandês Gaël Faye e Astrid Roemer, nascida no Suriname.

Este ano, como em 2023, a AFBNDES apoiará duas parceiras da Flip: a Casa Poéticas Negras e a Casa Queer. A Casa Poéticas Negras, organização dedicada ao letramento racial, promoverá uma programação diversa, composta por mesas de debate, lançamentos de livros, performances poéticas e sessões de autógrafos. Já a Casa Queer, dedicada à temática LGBTQIAPN+, voltará a ser um espaço de debates, exibições audiovisuais, apresentações artísticas, exposições e eventos noturnos. A Casa Queer, associada a Paratodes, terá como tema: “Desbunde em existir”.

“O estímulo à cultura da diversidade, equidade e inclusão é essencial para o desenvolvimento do nosso país; e a participação da AFBNDES na Flip, apoiando a Casa Poéticas Negras e a Casa Queer, é um reflexo dessa visão e desse compromisso”, destaca Paulo André Ortega, diretor da Associação

Discussões políticas – Na coletiva de terça-feira, a curadora da Flip, Ana Lima Cecilio, afirmou que a organização discutiu muito o tratamento que seria dado às discussões políticas na programação, notadamente o meio ambiente e a guerra em Gaza. A curadora lembrou que a Flip não tem o costume de convidar pessoas que estejam nos governos. No entanto, abriu-se uma exceção para Marina Silva porque a ministra é “uma das maiores representantes de uma luta que é urgente”.

A programação da Flip soma 20 mesas (cinco a mais que em 2024). Este ano, o autor homenageado é o poeta, músico e judoca curitibano Paulo Leminski. A mesa de abertura, “Essa noite vai ter sol”, ficará a cargo do cantor, compositor e poeta Arnaldo Antunes. 

Em 2025, a Flip estreia dois novos palcos. O Caprichos & Relaxos (nome emprestado de um título de Leminski), no Auditório da Matriz, vai acolher 15 poetas brasileiros. Cada um deles terá 20 minutos para se apresentar. E o Palco da Praia, erguido na Praça Aberta (espaço dedicado a autores e editoras independentes às margens do Rio Perequê-açu), receberá manifestações culturais de Paraty e da região da Costa Verde.

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×