VÍNCULO 1658 – Os advogados da AFBNDES continuam diligenciando para o agendamento da próxima audiência de mediação relacionada à Incorporação de Função no CEJUSC, órgão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região, cuja sessão de 26/8/25 nem foi instalada, a pedido da União.
A desembargadora mediadora já determinou “À secretaria do CEJUSC para designar nova audiência observando o prazo mínimo de 30 dias de antecedência solicitado pela União.”
O que aconteceu na última audiência
Na sessão de 9 de julho, o BNDES apresentou proposta que previa a incorporação após 10 anos de exercício da função, contínuos ou não, com garantia de 90% no primeiro ano após a destituição e 50% a partir do segundo. O Banco não aceitou pagar atrasados e sugeriu que cada parte arcasse com os honorários de seus advogados.
A AFBNDES respondeu com uma contraproposta, que será referendada em assembleia. A entidade defendeu a incorporação após 10 anos, com 90% por um ano e meio e 80% a partir de então. A proposta inclui ainda o pagamento de 80% dos atrasados dos últimos 24 meses, como indenização, além da garantia de recálculo para empregados que já tinham completado 10 anos até a reforma trabalhista.
A desembargadora mediadora também apresentou uma alternativa, sugerindo a incorporação após 10 anos, com 90% por um ano e meio e 70% a partir daí, sem atrasados. Ela deixou em aberto a possibilidade de discutir o recálculo em momento posterior.
A AFBNDES está acompanhando os processos e manterá os associados informados sobre qualquer novidade, especialmente a marcação da nova audiência de conciliação.
Assim que houver uma proposta final, o tema será levado à votação em assembleia geral, com a apresentação de todos os detalhes, desde os percentuais de incorporação até a questão dos honorários advocatícios.