
VÍNCULO 1678 – A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e as demais centrais sindicais realizam, até esta sexta-feira (6), uma semana nacional de atividades em comemoração à isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. A iniciativa, segundo as entidades, é resultado direto da luta histórica do movimento sindical e da classe trabalhadora por justiça tributária no país.
“Foi importante a luta por justiça tributária para conquistar a isenção até R$ 5 mil, mas ela continua”, afirma Sergio Nobre, presidente nacional da CUT.
“A medida representa um avanço importante na correção das desigualdades do sistema tributário brasileiro, que historicamente penaliza os trabalhadores de menor renda”, acrescenta o site da central.
Ao longo da semana, CUT e sindicatos promoveram assembleias, panfletagens e visitas a locais de trabalho, destacando, junto à base, a importância da isenção do Imposto de Renda e os próximos desafios da agenda da classe trabalhadora.
As atividades estão sendo realizadas em todos os estados onde a CUT tem atuação, envolvendo sindicatos, federações e confederações.
A mobilização desta semana integra uma agenda unificada das centrais sindicais, que se estenderá ao longo dos próximos meses, culminando no 1º de Maio – Dia do Trabalhador.
O objetivo é fortalecer a organização dos trabalhadores, ampliar o diálogo com a base e avançar na luta por direitos, valorização do trabalho, justiça social e um sistema tributário mais justo.
Fonte: CUT
