
VÍNCULO 1698 – O Solar, nova galeria localizada dentro do Mercado Central, na Rua do Senado, apresenta a exposição “Eu Prefiro Ser”, uma grande homenagem aos 85 anos de Ney Matogrosso. Com curadoria de Bernardo Mosqueira, Matheus Morani e Pablo León de la Barra, a mostra propõe um mergulho no legado de um dos artistas mais influentes da cultura brasileira, reunindo obras históricas, fotografias, um extenso acervo audiovisual e uma série de trabalhos inéditos produzidos especialmente para a ocasião.
A coletiva se debruça sobre a vida e a obra do cantor, ressaltando o impacto de seu comportamento libertário e inspirador nas lutas contra a normatividade, o autoritarismo e o desrespeito à natureza. Mais do que revisitar sua contribuição para a história da música brasileira, “Eu Prefiro Ser” busca refletir sobre a sua influência no imaginário cultural do país desde os anos 1970 e evidencia como a trajetória do artista segue inspirando artistas de diferentes gerações e linguagens.
Ao longo de mais de cinco décadas de carreira, Ney construiu uma obra singular, marcada pela recusa às classificações, pela invenção constante de si mesmo e pela defesa radical da liberdade. Ao afirmar o mutante e o inclassificável como forma de existência, tornou-se uma figura fundamental para sucessivas gerações de artistas, expandindo as possibilidades de expressão do corpo, da sexualidade, da arte e da própria experiência humana.
“Eu Prefiro Ser” coloca em diálogo obras históricas, acervos públicos e privados e produções contemporâneas de mais de quarenta artistas brasileiros e internacionais. Os trabalhos reunidos na mostra abordam temas que atravessam a trajetória de Ney, como transformação, desejo, natureza, dissidência, coletividade e imaginação.
Participam da exposição Adir Sodré, Adriano Costa, assume vivid astro focus, Alex Červený, Antonio Manuel, Carlos Motta, Chico Tabibuia, Claudia Hersz, Darks Miranda, Érika Verzutti, Feliciano Centurión, Flávio de Carvalho, Glauco Rodrigues, Ivan Campos, Ivens Machado, Hudinilson Jr., Humberto Espíndola, João Sebastião Costa, José Leonilson, José Tarcísio Ramos, Júlio Callado, Keith Haring, Laercio Redondo, Laura Lima, Instituto Vida Livre, Luiz Fernando Borges da Fonseca, Luiz Roque, Madalena Schwartz, Manauara Clandestina, Marcos Chaves, Miriam Inez da Silva, Rafa Bqueer, Rafael França, Rafael Saar, Randolpho Lamonier, Rodolpho Parigi, Rubens Gerchman, Samuel Alves de Jesus, Sebastião Silva, SPIT! (Carlos Motta, John Arthur Peetz, and Carlos Maria Romero) with Despina Zacharopoulos, Tadáskía, Thix, Tunga, UÝRA, Vânia Toledo, Vinícius Gerheim, Victor Arruda, Yeguas del Apocalipsis e Zé Carlos Garcia.
Serviços – A mostra “Ney Matogrosso: Eu Prefiro Ser” fica em cartaz até até 17 de outubro. O Solar fica no Mercado Central (Rua do Senado 48, Centro). A entrada é gratuita.
