Skip to content Skip to footer

Bancários param 24h para cobrar da Fenaban e dos bancos públicos proposta digna

No BNDES, Comissão de Negociação fará visita aos andares na próxima semana. Amanhã terá nova rodada

VÍNCULO 1705 – Bancárias e bancários de todo o país realizaram nesta quinta-feira (20) um dia de paralisação contra a postura intransigente da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e dos bancos públicos nas mesas de negociação. Segundo o Sindicato dos Bancários do Rio, a categoria atendeu à convocação do Comando Nacional e aderiu fortemente ao protesto. No BNDES, as Associações de Funcionários incentivaram os empregados a vestirem preto em apoio ao movimento. “Esta é uma paralisação de advertência para cobrar da Fenaban e dos bancos públicos uma postura séria na mesa de negociação, com respeito à categoria”, afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários do Rio, José Ferreira.

As negociações com a Fenaban serão retomadas na segunda-feira, 24 de agosto, quando os bancários esperam receber propostas dignas e consistentes que respondam às principais reivindicações da categoria: índice geral de reajuste, com aumento real nos salários, valorização da PLR e valorização dos pisos e dos vales refeição e alimentação, entre outros pontos.

Na segunda-feira (17), a proposta da Fenaban de congelar o piso de ingresso para os novos bancários, conceder reajustes diferenciados para três faixas salariais e congelar ou reduzir o valor dos vales refeição e alimentação nas cidades do interior foi rejeitada por 97% dos mais de 50 mil bancários e bancárias que participaram de assembleias realizadas por sindicatos de todo o país. A proposta de paralisação no dia de hoje foi aprovada por 90% dos bancários.

Na rodada do dia 18, já com a rejeição de 97% da categoria, a Fenaban retirou sua proposta, mas não apresentou nada de novo. No debate com o Comando Nacional dos Bancários, pediu para que as negociações só fossem retomadas no dia 24. 

A Comissão de Negociação dos Empregados do Sistema BNDES, que conta com representantes da Contraf-CUT e do Sindicato dos Bancários do Rio, está acompanhando com atenção a negociação nacional, que começou antes da mesa do Banco e já chega a um momento crucial.

Esses momentos de tensão e impasse já foram vividos no BNDES inúmeras vezes. Em 2020, por exemplo, os empregados rejeitaram a primeira proposta do Banco para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho por 97,21%, em uma assembleia com a participação de quase 2.300 benedenses.

A Comissão de Negociação dos Empregados do Sistema BNDES está programando visitas aos andares do Edserj ao logo da próxima semana para dar informes e aprofundar a discussão relativa à nossa Pauta de Reivindicações, que está sendo negociada com a Administração do Banco.

Na segunda-feira (17), a rodada de negociação no BNDES terminou mais cedo, por conta da assembleia dos bancários que rechaçou a proposta da Fenaban. Por isso, a rodada desta sexta-feira (21) será mais longa, fechando o tema da Saúde e avançando nas cláusulas de Educação e Benefícios Complementares.

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2026. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES