Skip to content Skip to footer

MAM Rio apresenta exposição sobre o Carnaval como processo de criação artística

VÍNCULO 1714 – O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) recebe a exposição Carnaval Como Método, que propõe um olhar sobre os processos criativos das escolas de samba e reconhece o Carnaval como uma prática artística construída coletivamente. Em cartaz até 21 de fevereiro de 2027, a mostra ocupa o Salão Monumental e o mezanino do museu, reunindo obras inéditas de carnavalescos em atividade e trabalhos de nomes históricos da festa.

A exposição apresenta obras comissionadas a seis carnavalescos: André Rodrigues, em colaboração com Juliana Joannou; Annik Salmon; Antônio Gonzaga; a dupla Gabriel Haddad e Leonardo Bora; e Thayssa Menezes. O conjunto também inclui trabalhos de Joãosinho Trinta (1933–2011), Rosa Magalhães (1947–2024) e Maria Augusta Rodrigues (1942–2025), além de pinturas de artistas ligados ao universo do samba, como Heitor dos Prazeres e Nelson Sargento.

A proposta é evidenciar o Carnaval como um método de criação que combina experimentação de materiais, imagens, saberes e diferentes linguagens. A iniciativa também destaca o papel dos carnavalescos como artistas visuais responsáveis por uma das maiores manifestações artísticas do país.

O MAM Rio fica na Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo. O funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h. Entrada colaborativa.

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2026. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES