Skip to content Skip to footer

AFBNDES presente em Brasília durante debate sobre Reforma Administrativa

Associação aproveita ocasião para cumprir agenda institucional, com reuniões com parlamentares e visita à SEST

VÍNCULO 1658 – A Diretoria da AFBNDES, representada pelos diretores Wellington Basílio, Heloísa Rizzo e Amaro de Oliveira, esteve em Brasília esta semana acompanhando os debates sobre a Reforma Administrativa  em comissão especial na Câmara dos Deputados.

Os diretores da Associação estiveram atentos às exposições no plenário da casa legislativa. Além das falas do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), do coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Administrativa, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), e de parlamentares que integravam à mesa, houve a participação de dezenas de convidados, incluindo especialistas em gestão pública, representantes do governo, de organizações da sociedade civil e de sindicatos.

O deputado Hugo Motta abriu a sessão ressaltando a importância da Reforma Administrativa para o fortalecimento do Estado e a entrega de serviços de qualidade à população. Segundo ele, o debate é uma resposta às demandas da sociedade, que busca eficiência, transparência e meritocracia no serviço público.

O relator da Reforma Administrativa, deputado Pedro Paulo, afirmou que a proposta em análise não reduzirá direitos dos servidores públicos e terá caráter estrutural e duradouro, não se limitando a um mandato de quatro anos. Durante o debate ele destacou que a reforma tem como objetivo modernizar o serviço público sem penalizar a população ou os servidores.

O secretário Extraordinário para a Transformação do Estado, Francisco Gaetani, do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), destacou que a reforma administrativa faz parte de um processo contínuo de modernização do Estado, mas precisa ser conduzida com equilíbrio. Ele elogiou a manutenção da estabilidade dos servidores, o combate a supersalários e privilégios e a incorporação de boas práticas do governo, como avaliação de desempenho e transformação digital.

Agenda institucional da AFBNDES

A ida a Brasília permitiu aos diretores da AFBNDES, apoiados pelo escritório Favetti, que presta assessoria à Associação, nova agenda de encontros institucionais, garantindo o diálogo com parlamentares e órgãos governamentais, sempre com o objetivo de fortalecer a atuação da entidade na defesa do BNDES e de seu corpo funcional. O presidente da Associação, Jorge Schettini, e o 1º vice-presidente, Wellington Basílio, já haviam estado em Brasília, no início de julho, inaugurando essas conversas em 2025.

Além de discussões mais específicas na SEST (Secretaria de Coordenação e Governança das Estatais) sobre o percentual de participação no plano de saúde dos novos empregados do BNDES e o custeio da complementação salarial em casos de afastamento por saúde e de uma rica conversa sobre o tema da aposentadoria compulsória nos gabinetes dos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Paulo Paim (PT-RS), os diretores da AFBNDES tiveram contato com vários parlamentares com pauta extensa.

AFBNDES traz boa notícia da SEST

Em Brasília, AFBNDES trata do tema da aposentadoria compulsória

Entre os temas conversados, incluem-se a tramitação do projeto da Reforma Administrativa, teto remuneratório, teletrabalho, produtividade nos modelos de trabalho híbrido, reforma trabalhista, direitos dos trabalhadores em casos de desestatização, previdência complementar e o papel do BNDES como órgão de fomento nacional.

A Associação foi recebida pelos seguintes deputados e/ou por suas assessorias: Pedro Paulo (PSD-RJ), Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), Fausto Santos Jr. (União-AM), Júlio Lopes (PP-RJ), Pedro Uczai (PT-SC) e Reginaldo Veras (PV-DF), todos integrantes do Grupo de Trabalho da Reforma Administrativa, bem como Lucas Ramos (PSB-PE), João Daniel (PT-SE), José Alves Rocha (União-BA) e Eduardo Bandeira de Mello (PSB-RJ).

“O saldo da ida da AFBNDES a Brasília foi muito positivo. Tivemos a oportunidade de conversar com diversos parlamentares integrantes do Grupo de Trabalho da Reforma Administrativa, transmitindo-lhes a importância dos funcionários do BNDES para o desenvolvimento brasileiro. Vamos acompanhar a evolução do tema e, se necessário, agendaremos novas visitas”, destaca o 1º vice-presidente da Associação, Wellington Basílio.

► Movimento

Com a participação da FENASPS, servidores realizam protesto contra a Reforma Administrativa no Anexo II da Câmara

FASUBRA participa de reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público e reforça mobilização contra a reforma administrativa

Funcionários Públicos de SP aguardam parlamentares e protestam contra Reforma Administrativa no Aeroporto de Congonhas

Servidores realizam protesto contra Reforma Administrativa e convocam ato em Brasília para 10/9

Pesquisa demonstra que a maioria dos brasileiros avalia como positivo o trabalho dos servidores

Hugo Motta convoca Comissão Geral para discutir Reforma Administrativa no Congresso Nacional

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×