
VÍNCULO 1656 – Na tarde de segunda-feira (18), a AFBNDES deu boas-vindas ao terceiro grupo de novos empregados do Banco na Semana Pertencer, evento de integração e acolhimento voltado para os benedenses recém-chegados. Com o objetivo de apresentar a importância da Associação, participaram da atividade Jorge Schettini, presidente da AFBNDES, Wellington Basílio, vice-presidente, Glória Vaz, diretora social e Alexandre Batista, diretor do Sindicado dos Bancário do Rio de Janeiro.
Schettini abriu a apresentação lembrando que este ano a AFBNDES completou 71 anos de história. Ele ressaltou tanto o lado recreativo quanto o papel de apoio em momentos críticos e de mediação política. “Eu tenho 32 anos de Banco e, desde então, faço parte da Associação. Nunca saí, porque sei da importância dela para a nossa vida profissional e pessoal”, afirmou. O presidente também apresentou serviços oferecidos pela AF, como fiança imobiliária, planos de telefonia, seguros e parcerias. Ao relembrar momentos de crise, ressaltou a atuação da entidade durante a condução coercitiva de colegas benedenses, episódio que gerou forte mobilização e solidariedade dentro do Banco e que resultou na emblemática foto dos crachás, emoldurada e exposta no Atendimento da AF.
Na sequência, Alexandre Batista, diretor de bancos públicos do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e funcionário do Banco do Brasil há 39 anos, garantiu que nenhum benefício foi adquirido sem mobilização: “Cada direito que temos foi fruto de muita negociação. Nem sempre conseguimos tudo, mas precisamos defender o que já está garantido”. Batista reforçou que a força sindical depende de adesão: “Se eu represento 10% da categoria, tenho um peso. Se represento 70%, a nossa força de negociação é muito maior”. O dirigente informou seu contato e distribuiu formulários de filiação, reforçando a necessidade do engajamento de todos.
O vice-presidente Wellington Basílio, também diretor administrativo e de comunicação da AFBNDES, destacou o papel da Associação na articulação política e no acompanhamento de projetos de lei que podem impactar o Banco e seus empregados. Ele relatou a ida recente de diretores da entidade a Brasília para dialogar com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). “Temos buscado contato direto com parlamentares e até com o vice-presidente da República para garantir prioridade na defesa dos empregados do BNDES”, afirmou.
A diretora social Glória Vaz destacou o papel da Associação em integrar e acolher os empregados através de eventos comemorativos. Estão sob sua responsabilidade atividades como os almoços de aposentados, festa de fim de ano, Páscoa, Dia das Crianças, Dia das Mães e Dia dos Pais, além do churrasco de recepção aos novos empregados, marcado para amanhã (22). Ela também lembrou que a entidade apoia projetos sociais, como o PopRuaJud, realizado em parceria com o Tribunal Regional Federal da 2ª Região. “Aqui é luta do primeiro ao último dia. Foi luta para o PUCS, foi luta para o PECS e será de luta para o NPCS. Mas também de convivência, alegria e acolhimento”, ressaltou a diretora.
Boas-vindas no Clube da Barra – A AFBNDES promoverá amanhã (22) um churrasco de boas-vindas aos novos empregados no Clube da Barra. Durante o encontro, além do momento de confraternização, o setor de Atendimento estará presente na unidade de lazer para apresentar os serviços oferecidos pela Associação e esclarecer dúvidas.
Durante o dia, os contatos com o setor podem ser feitos pelo WhatsApp (21) 99214-4870 (chatbot) ou pelo e-mail atendimento@afbndes.org.br