VÍNCULO 1650 – Em Assembleia Geral Extraordinária realizada na noite de quarta-feira (9), por meio da plataforma Zoom, foi aprovada, por ampla maioria, a Pauta de Reivindicações dos empregados do BNDES para o Acordo Coletivo de Jornada de Trabalho (AJT) 2025-2027, assim como eleitos os empregados que irão integrar a Comissão que irá negociar o novo Acordo com a Administração do Banco.
Resumindo a Pauta aprovada, está sendo reivindicada a manutenção dos termos do Acordo de Jornada de Trabalho atualmente vigente, acrescidos de demandas envolvendo alterações em alguns pontos, como horário flexível de trabalho, cumprimento de jornada, abono de horas para aleitamento, escala de revezamento e compensação de horas. Além disso, o corpo funcional propõe mudanças e garantias no regime de trabalho híbrido.
Durante a AGE e após intenso debate com a participação dos novos empregados do Banco, foi aprovada a inclusão de três itens à Pauta de Reivindicações: (1) opção de horário mínimo de almoço de 30 minutos; (2) concessão de 5 dias de folga remunerada por cada ano trabalhado para os empregados admitidos sob o Novo Plano de Cargos e Salários (mantida a situação dos antigos funcionários); e (3) ampliação dos dias de luto, gala e acompanhamento para os empregados que ingressaram no Banco em 2025.
Foram eleitos dois empregados para integrar a Comissão de Negociação: Alberto Zanini Caixinhas e Simone Rebello Lima.
Negociação – Nesta quinta-feira (10) foi retomada a negociação do AJT 2025-2027, com a entrega e a apreciação inicial da Pauta de Reivindicações. Na próxima quinta-feira (17) será retomada a discussão.
► Leia também…
