
VÍNCULO 1656 – O Dia da Diversidade foi celebrado no BNDES na manhã desta quinta-feira (21), no Teatro Arino Ramos Ferreira, em encontro marcado por reflexões e pelo fortalecimento do compromisso do BNDES com políticas inclusivas. A AFBNDES marcou presença na programação, com a participação do diretor de Diversidade, Paulo André Ortega, ao lado de Martha Gubernikoff, representante da Comissão de Combate e Prevenção ao Assédio.

Ortega, apresentou as iniciativas conduzidas pelas Comissões da AFBNDES, entre elas a de Prevenção e Combate ao Assédio e à Discriminação. Ele ressaltou que o trabalho coletivo da AFBNDES, em parceria com a ARH, busca tornar o Banco “cada vez mais diverso e inclusivo”.
A fala de Martha introduziu o painel “Combate à misoginia e desinformação de gênero”, onde a Associação trouxe como convidadas as pesquisadoras do NetLab/UFRJ, Luciene Leopoldo e Renata Seade. O estudo apresentado integra a iniciativa Brasil Sem Misoginia, em parceria com o Ministério das Mulheres, e revelou como conteúdos digitais, em especial no YouTube, têm se tornado espaços de disseminação de discursos violentos contra mulheres.
Durante a palestra, as pesquisadoras explicaram o conceito de machosfera, ambientes on-line em que discursos de ódio contra mulheres se propagam sob a justificativa de debater masculinidade. Segundo elas, esse espaço reforça preconceitos, incentiva ataques e alimenta narrativas de deslegitimação de direitos. Foi também apresentado o relatório que mapeou publicidade digital abusiva direcionada ao público feminino. A pesquisa identificou páginas, perfis e sites responsáveis por difundir mensagens que reforçam a desigualdade de gênero, pregam a inferioridade das mulheres e promovem o ódio a mulheres e meninas. O documento pode ser acessado neste link: Golpes, Fraudes e Desinformação na Publicidade Digital Abusiva Contra Mulheres.