
VÍNCULO 1659 – Foi realizada no dia 5 de setembro, no Auditório Reginaldo Treiger, a apresentação das Comissões de Diversidade para a terceira turma de novos benedenses, aprovados em seleção pública em 2024.
A Associação foi representada pelo diretor de Diversidade e Inclusão, Paulo André Ortega. Também participaram da apresentação integrantes das comissões de LGBTQIAPN+, PCDs e Responsáveis por PCDs, Raça e Etnia e Mulheres.
De forma remota, o diretor da AFBNDES fez uma saudação aos novos empregados do Banco:
“A ideia aqui é apresentar as Comissões de Diversidade da AFBNDES para vocês conhecerem um pouquinho sobre nós, quem somos, o que fazemos. Eu sei que vocês devem estar pensando: ‘Gente, eu nem entrei no Banco e já estão me convidando para fazer parte de uma comissão de diversidade!’ Isso não é problema. Eu pertenço à Comissão de LGBTQIAPN+ e já há integrantes das turmas 1 e 2 participando das nossas reuniões, fazendo proposições. Então, seria ótimo se também pessoas dessa turma viessem se juntar a nós.
“Vocês vão ter a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, que talvez a vida profissional no Banco acabasse não permitindo tal conhecimento. Eu falo isso por experiência própria. Estou no Banco há quase 20 anos. Eu trabalho na ATI e quando me juntei às comissões, não conhecia nenhuma das pessoas, o que me causou um certo espanto. Hoje eu tenho muito orgulho de trabalhar ao lado delas para criamos, juntos com a ARH, um BNDES cada vez mais diverso e inclusivo.
“Eu sempre gosto de agradecer às pessoas que vieram antes de mim. Então, eu agradeço primeiro às mulheres do BNDES porque até 2023 a diversidade não era um tema nesse Banco. Nosso presidente Mercadante fez disso uma agenda importante. Mas, no ano de 2022, as mulheres do Banco começaram a conversar sobre isso. Elas repararam que quanto mais as pessoas ascendiam na carreira, menos mulheres estavam nesses cargos. Havia muitas gerentes, poucas chefes de departamento e nenhuma superintendente. Então elas criaram um grupo chamado “benedensas”, ainda com poucas mulheres. Mas hoje em dia o grupo já tem mais de 400 mulheres. Foi aí que nasceu o embrião dessa conversa sobre diversidade no BNDES.
“Em 2023, na administração anterior da AFBNDES, a vice-presidente Pauliane criou as comissões de diversidade. Ela se reunia periodicamente conosco. Nós levamos cartas para o Mercadante, com todos os nossos pedidos. Então, se hoje eu estou aqui e as comissões que vão subir ao palco estão aqui, nós devemos muito à Pauliane e às benedensas”.
AFBNDES – Comprometida com a pauta da diversidade e da inclusão, a Associação apoia os grupos de empregados criados em 2023 para elaborar e encaminhar propostas à Administração do Banco. Entre eles estão as comissões de Prevenção e Combate ao Assédio e à Discriminação, Mulheres; Raça e Etnia, LGBTQIAPN+, Pessoas com Deficiência e Responsáveis por PCDs, e Diversidade Regional.
Confira, no site da AFBNDES, histórico da atuação dessas comissões.
► Leia também…
Novos benedenses são recebidos com churrasco e música no Clube da Barra
AFBNDES reforça importância da união em apresentação de boas-vindas aos novos benedenses





