Skip to content Skip to footer

Diretores da AFBNDES cumprem agenda institucional em Brasília

VÍNCULO 1649 – O presidente e o vice-presidente da AFBNDES, Jorge Schettini e Wellington Basílio, respectivamente, estiveram em Brasília esta semana para uma série de reuniões com o objetivo de estreitar laços, apresentar pautas prioritárias para os empregados do BNDES e abrir canais de diálogo com o Congresso Nacional e o governo.

Durante a agenda, os diretores contaram com o acompanhamento de assessoria responsável por atuar junto aos três Poderes, com foco em temas administrativos de interesse dos empregados do Banco, na defesa institucional do BNDES e na valorização do corpo funcional benedense.

A primeira reunião ocorreu com o deputado Eduardo Bandeira de Mello (PSB-RJ), aposentado do Banco, que se mostrou sensível aos temas apresentados pela Associação e reforçou seu apoio ao BNDES, especialmente em relação à PEC 3 e a outros projetos com os quais tem relação. O parlamentar destacou o desconhecimento técnico no debate sobre operações de crédito ao exterior, uma linha de crédito que existe no BNDES desde 1991. Também pontuou sua preocupação com a tentativa do Legislativo de interferir em prerrogativas do Executivo, como no caso do crédito para exportação. Na ocasião, foi apresentada a atuação da AFBNDES e ressaltou-se a importância de ter aliados no Parlamento diante de um cenário nem sempre favorável.

[A PEC 3/2023 acrescenta o inciso XVIII ao art. 49 de forma a estabelecer competência ao Congresso Nacional para autorizar operações de crédito por instituições financeiras controladas pela União, sempre que o objeto da operação vier a ser executado fora do país].

Em seguida, os diretores da Associação foram recebidos na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) pela secretária Elisa Leonel e sua equipe. Foram abordadas pautas relacionadas a planos de previdência e de saúde, afastamentos por doença e o papel estratégico do BNDES no desenvolvimento nacional. A secretária demonstrou abertura ao diálogo e destacou que todas as decisões da SEST são tomadas com cautela levando-se em conta riscos reputacionais, de comunicação, políticos e jurídicos.

Ainda cumprindo agenda institucional, os diretores da AFBNDES estiveram no gabinete do deputado André Figueiredo (PDT-CE), representado pela chefe da assessoria legislativa, Adriana Garcez. O encontro teve como foco a aproximação com o mandato e a construção de uma ponte entre o BNDES e o estado do Ceará, especialmente em temas como energia eólica e desenvolvimento regional. O deputado, defensor dos servidores públicos, se mostrou disposto a colaborar com pautas de interesse do Banco e de seus empregados, colocando sua equipe à disposição para futuras articulações.

Por fim, os diretores também estiveram na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara (CICS), presidida pelo deputado Beto Richa (PSDB-PR), sendo recebidos pela secretária executiva Flávia Renata. Na ocasião, foi apresentada a AFBNDES e sua atuação institucional, sendo colocada a entidade à disposição da comissão. A secretária demonstrou interesse pelas pautas e se posicionou aberta a novos diálogos e possíveis colaborações em quaisquer pautas que tramitem na CICS.

Por incompatibilidade de agenda, precisou ser adiada a reunião que estava prevista com Pedro Guerra, chefe de gabinete do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. A expectativa é que o encontro seja remarcado em uma próxima visita da Associação a Brasília.

“A agenda foi muito proveitosa para a defesa de interesses dos funcionários do Banco junto aos Poderes Executivo e Legislativo. Seguimos acompanhando de perto as principais pautas que representam riscos e oportunidades para nossos associados, tanto nas discussões com o governo federal quanto nas tramitações do Congresso Nacional”, destaca o presidente Jorge Schettini.

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×