Skip to content Skip to footer

Equipe da AIC/DEINT impede concessão de financiamento a empresa ligada ao PCC 

VÍNCULO 1660 – A AFBNDES vem a público reconhecer e parabenizar a equipe do cadastro (AIC/DEINT) que, no segundo semestre de 2024, indicou um conceito cadastral “ruim” para a distribuidora de combustíveis Stock Distribuidora, de Guarulhos (SP), que solicitou ao BNDES um financiamento de R$ 780 milhões.

A Stock é apontada como uma das empresas ligadas ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e é investigada pela “Operação Carbono Oculto”, deflagrada, em agosto, pela Polícia Federal e pela Receita Federal, com o apoio de outros órgãos. A operação buscou acabar com um esquema de fraudes e de lavagem de dinheiro que envolvia o setor de combustíveis.

O trabalho desenvolvido pelos analistas de cadastro (NM) foi fundamental para identificar restrições no cadastro da empresa, registros de mídia negativa, processos judiciais e problemas de reputação e outros apontamentos em nome de empresas do grupo e de seus controladores, o que levou à negativa do pleito pelo Banco. Esse resultado demonstra a importância do trabalho dos(das) empregados(as) do nível médio que atuam diretamente na prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo dentro do BNDES.

O AIC/DEINT possui duas gerências de cadastro, nas quais os analistas realizam pesquisas automáticas, através dos sistemas do Banco, e manuais em bases públicas e via fornecedores contratados, num trabalho investigativo de informações que possam representar risco de imagem para o BNDES.

O profissionalismo, a ética e o zelo demonstrados por esses(as) empregados(as), em particular nas ações que contribuíram para mitigar riscos reputacionais ao Banco, são motivo de orgulho para todo corpo funcional. Tais atitudes não apenas reforçam a solidez técnica e moral, mas também inspiram e servem de exemplo para todos nós. A responsabilidade e o senso de dever de nossos(as) colegas demonstraram, mais uma vez, que a força do BNDES reside em sua equipe.

Parabéns pela conduta exemplar. O reconhecimento público de seus esforços é o mínimo que podemos oferecer a quem protegeu, de forma tão honrosa, a reputação da nossa casa.

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×