VÍNCULO 1645 – O Grupo de Trabalho sobre o Nível Médio (GTNM), constituído com o objetivo de avaliar e propor melhorias na trajetória profissional de empregados de nível médio no BNDES, concluiu suas atividades em 23/12/2024 e apresentou seus resultados finais à Administração do Banco – primeiro ao superintendente da ARH, Leopoldo Orsini, em 13 de fevereiro de 2025, e depois à diretora Helena Tenório (DIR1), em 12 de março. Devido ao grau de sigilo, não foi possível divulgar o seu conteúdo.
Os trabalhos foram conduzidos em parceria com a Área de Recursos Humanos (RH) do Banco e com a Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES), promovendo um processo de escuta ativa, levantamento de dados e análise comparativa com práticas de mercado e outras instituições públicas. Como resultado, foram elaboradas propostas para o aprimoramento da estrutura de carreira, com foco na valorização, desenvolvimento profissional e perspectivas de crescimento para esse segmento de empregados.
As propostas serão agora avaliadas pela Alta Administração, como parte do compromisso institucional do BNDES com a valorização de seus quadros, a equidade interna e a modernização da gestão de pessoas.
“A conclusão dos trabalhos do GTNM representa um passo importante na construção de um ambiente mais inclusivo, transparente e orientado ao desenvolvimento de todos os profissionais que contribuem para a missão do Banco”, avalia o presidente da AFBNDES, Jorge Schettini.