AFBNDES pede extensão do prazo para tomada de decisão a respeito da quitação ou não da joia
VÍNCULO 1675 – A AFBNDES encaminhou ao presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, à diretora de Pessoas, Gestão e Operações, Helena Tenório, e à presidente do Conselho Deliberativo do FAPES, Patrícia da Silva Barros, carta solicitando, no contexto da migração voluntária dos participantes do Plano Básico de Benefícios (PBB) para o novo Plano de Contribuição Definida (PBB-CD), a extensão do prazo para tomada de decisão a respeito da quitação ou não da joia até, no mínimo, 30 de abril de 2026.
Tal solicitação considerou, dentre outras razões, o impacto para mais de 800 participantes, a ausência de informações completas e auditadas sobre as condições de migração, bem como simuladores com valores definitivos, o impacto financeiro expressivo e a necessidade de evitar tratamento diferenciado entre grupos de participantes.
A carta foi enviada no dia 09/01/2026. A AFBNDES aguarda um posicionamento a respeito da solicitação.
Prazos informados pela FAPES
A FAPES divulgou esta semana em seu site que a data final para solicitar a amortização total ou parcial de joia para efeitos na migração foi fixada em 22/01/2026; e a data final para pagamentos dos boletos de amortização em 28/01/2026. Datas que a AFBNDES que ver alteradas.
Nesta sexta-feira (16), às 15h, haverá uma edição do “Conversa com a FAPES” dedicada ao tema, com a participação de Marcelo Alves, diretor de Seguridade da Fundação, Mariana Chermont, gerente de Previdência, e Rodrigo Uchôa, gerente executivo de Atuária.
👉🏼 Acesse pelo Teams:
