VÍNCULO 1666 – A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) manifestou-se favoravelmente à migração voluntária dos participantes do Plano Básico de Benefícios (PBB) para o novo Plano de Contribuição Definida (PBB-CD), conforme previsto no Acordo mediado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2024.
Segundo matéria publicada no site da FAPES, em setembro último, o próximo passo seria o envio da proposta à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), para análise e aprovação final.
Este ano, a Fundação tem investido numa série de lives com o objetivo de “atualizar [os participantes] sobre o andamento do processo de migração voluntária”. A playlist do “Conversa com a FAPES” está disponível no canal da Fundação no YouTube.
Mas será que as dúvidas dos participantes estão sendo sanadas nesses programas, que são apresentados pelos técnicos da Fundação?
Preocupada com o processo de migração, mesmo que voluntária, que mexe com um tema fundamental para a vida de todos nós – a previdência –, a AFBNDES planeja um programa, em formato virtual, sobre o tema, denominado “Observatório da FAPES”.
Durante o programa seriam apresentadas perguntas e/ou dúvidas dos participantes encaminhadas à Associação com antecedência sobre, por exemplo, o tema da migração. Em seguida teríamos tempo para a resposta ou posicionamento da FAPES a respeito dos assuntos endereçados, havendo espaço ainda para comentários de colegas selecionados pela Associação com expertise para tratar dos assuntos abordados.
A AFBNDES pretende fazer um programa piloto para ser exibido no mês de novembro. Caso você tenha alguma dúvida sobre o processo de migração, envie sua colaboração pelo e-mail afdiretoria@afbndes.org.br
O programa, em formato de bate-papo, será mediado pelo presidente da Associação, Jorge Schettini, garantindo um tom institucional à iniciativa, extremamente relevante para a comunidade benedense.
Participe! Envie seus questionamentos para a Associação até o dia 06/11/2015, às 12h.
