Skip to content Skip to footer

O adeus ao associado Lúcio Campos

VÍNCULO 1669 – A comunidade benedense teve uma grande perda no início de novembro com o falecimento do associado José Lúcio Campos Teixeira, que fazia parte do quadro social da entidade desde 1976.             

Nos anos 1980, quando os eventos culturais e sociais da AFBNDES ganharam peso, Lúcio Campos brilhou intensamente. Era época do Botequim da AF, boteco especial pendurado no 12° andar do edifício da Associação dos Empregados do Comércio (AEC), na Av. Rio Branco 120. Perfeito para a confraternização dos associados e seus convidados, o Botequim tinha uma bela vista do Centro do Rio, com várias outras vantagens: a cerveja, quase sempre gelada, era mais barata e sempre podíamos escutar boa música.

Durante seis anos, o espaço passou a ser ponto de encontro dos benedenses. Entre uma cerveja e outra, os bate-papos fluíam, fortalecendo os laços de amizade. Não apenas o campo social, mas também o cultural e o político da Associação foram fortalecidos nesse período, passando a contar com a participação ativa de um bom número de colegas.

Desse movimento, que tinha Lúcio Campos como um nome destacado, também participavam Adilson Fabiano, Marilsa Menezes, Cleide Rodrigues, Haroldo Cella, Henrique Tavares, Anilse Santos e Luiz Henrique Ferreira, entre tantos outros. Eram os nossos e as nossas “pratas da casa”, que tanto sucesso fizeram no Botequim e no Auditório do BNDES.

“Os Pratas da Casa protagonizaram um dos períodos mais ricos da história dos funcionários do Banco. Éramos um grupo que superava qualquer obstáculo para realizar os nossos sonhos, em forma de shows e apresentações teatrais. Em cada evento, buscávamos nos superar para oferecer aos colegas um belo espetáculo”, destacou Lúcio na revista comemorativa dos 50 anos da Associação, em 2004.

Lúcio Campos participou, nesse tempo, de inúmeras atividades culturais promovidas pela Associação: eventos musicais no Botequim da AF, no Clube da Barra e no Auditório do Banco, peças teatrais, festivais de música e de poesia, shows em homenagem a artistas famosos etc. Ele tinha múltiplos talentos: cantava, interpretava, dançava, declamava, cuidava do figurino e da cenografia dos espetáculos. Era um agitador cultural da melhor qualidade, que marcou nossas vidas de maneira intensa e inesquecível. 

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×